JundiaíSaúde

Mais 116 mil moradores se vacinaram contra a Covid em Jundiaí

Índice é de 17% da população total e uma grande estrutura é montada para evitar aglomerações

Jundiaí já contabiliza mais de 116 mil pessoas vacinadas nas duas doses contra a Covid-19. A imunização que começou no dia 21 de janeiro atendeu a todos os profissionais de saúde e seguiu o calendário do Estado para imunizar os idosos e os grupos prioritários.

Para evitar aglomerações e outras irregularidades, a Prefeitura elaborou pontos estratégicos na cidade para montar os locais de aplicação da vacina e facilitar a logística da população. Até o momento, já foram aplicadas 141 mil vacinas, sendo 116 mil entre primeira e segunda doses. Isso corresponde a imunização de 17,4% da população.

Nesta semana, a cidade recebeu o maior lote com mais de 24 mil doses. Para o público com mais de 60 anos, são estimadas 40,4 mil pessoas moradoras em Jundiaí. Até o momento, o município recebeu 31,5 mil doses para a primeira aplicação, restando perto de 9 mil pessoas ainda no aguardo de nova entrega.

“Quanto mais vacinas recebermos, maior será o avanço da aplicação na cidade, de maneira rápida e efetiva” destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

A estrutura

Para organizar os atendimentos e manter a aplicação das doses diárias, a cidade utilizou o sistema drive-thru, postos fixos, equipes das Unidades Básicas de Saúde para os acamados e com mobilidade reduzida. Além disso, as vacinações são encontradas nos equipamentos de Saúde, como os hospitais.
“Os profissionais da Saúde da Prefeitura de Jundiaí se destacam e foram motivo de citação elogiosa no Palácio dos Bandeirantes, em 2018, durante a campanha de vacinação contra a Febre Amarela. Jundiaí tem know-how, tem estrutura e tem profissionais experientes para realizar a vacinação com qualidade e eficiência”, ressalta o prefeito.

Para contemplar toda a população das faixas etárias já anunciadas no Estado, Jundiaí precisa ainda de mais 7,5 mil doses. O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, explica que a demanda já foi encaminhada ao Governo Estadual.

“O município se movimenta em diversas frentes para ampliar a oferta, mas a priorização dos fabricantes é atender demandas do Ministério da Saúde. Por isso a gestão encaminhou ofício para o governo do Estado solicitando o complemento”, conclui.

LEIA TAMBÉM

Jundiaí confirma mais 6 mortes por Covid-19

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios