Região de Jundiaí suspende vacina da Covid em grávidas
Decisão foi acatada visando a proteção das gestantes

Assim como vem acontecendo em vários estados brasileiros, a Região de Jundiaí também irá suspender a vacinação da vacina contra a Covid-19 em grávidas nesta terça-feira (11). A Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) recomendou que a imunização da AstraZeneca deve ser paralisada imediatamente.
A vacina vinha sendo usada, no país, em grávidas com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas a CoronaVac e a da Pfizer neste público. O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca. A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid-19 em uso no país.”
No entanto, a Anvisa não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil. O estado de São Paulo suspendeu temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades, prevista para começar nesta terça-feira (11).
Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e da Anvisa.
Confira a paralisação na Região de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí anunciou na segunda-feira (10) que o agendamento para a vacinação de gestantes com comorbidades seria aberto, mas foi suspenso nesta terça-feira (11) após a nova recomendação da Anvisa.
Já de Campo Limpo Paulista informou a vacinação para gestantes está suspensa. E em Itatiba, a vacinação para gestantes com comorbidades também foi paralisada.
LEIA TAMBÉM