A Guarda Municipal de Itupeva conseguiu deter neste sábado (15), três homens e um menor no bairro Quilombo. Eles eram responsáveis por soltarem balões numa região de fazendas e a prática é considerada um crime ambiental.
A equipe foi informada desta o ocorrência e ao chegarem ao local, os agentes conseguiram apreender dois balões de 8 metros e mais um de 19 metros. Além disso, uma bandeira de 10 metros, que seria lançada em um desses balões também foi apreendida. Um botijão de gás também foi apreendido, assim como um maçarico, uma cangalha e facões.
Os indivíduos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Itupeva. Por lá, a autoridade policial os enquadrou na lei de crime ambiental e responderão em liberdade. Já o menor de idade foi liberado, mediante presença de seu responsável.
A Polícia Civil investigará o caso, a fim de apurar a possível existência de um grupo de baloeiros na cidade.
Crime ambiental
Segundo o Artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios tanto florestais quanto urbanos tem pena de um a três anos de prisão ou multa.
LEIA TAMBÉM