
Nessa segunda-feira (17), o Ministério da Saúde começou a enviar mensagens aos brasileiros selecionados para a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil. E uma das cidades que vai participar da pesquisa é Cajamar.
A pasta explica que a intenção é mapear o comportamento do novo coronavírus e a expectativa é ter a participação de 211.129 pessoas, divididos em 274 cidades brasileiras, como vai ser o caso de Cajamar. No entanto, o Ministério da Saúde alerta que a escolha é enviada apenas por uma mensagem de aviso e confirmação por SMS ou WhatsApp. A medida é para que a população não divulgue nenhum dado pessoal, como CPF, RG, endereço ou conta bancária.
Quem participa da pesquisa?
A PREVCOV vai trabalhar com os indivíduos selecionados na PNAD COVID19/IBGE.
A PNAD COVID19 é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios que é realizada pelo IBGE desde maio de 2020, com realização de entrevistas por telefone com milhares de indivíduos de todo o território nacional, para estimar o número de pessoas com sintomas associados à síndrome gripal e monitorar os impactos da pandemia da covid-19 no mercado de trabalho brasileiro.
Como acontece a pesquisa?
1- Ministério entrará em contato com o cidadão por SMS/Whatsapp para informar que este foi selecionado para participar da pesquisa e fará uma ligação para:
- confirmar participação no estudo
- realizar entrevista
- agendar coleta de material biológico de todos os moradores da residência.
2 – Profissionais de saúde do laboratório Pardini (empresa contratada)
- fará visita em domicílio
- usuário receberá o termo de consentimento livre e esclarecido. menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis
- coleta da amostra
- digita no sistema de informação
- processa, identifica e transporta as amostras de soro
3 – Fiocruz
- recebe as amostras
- confirma recebimento
- analisa (CLIA)
- emite resultado
- resultado usuário
- armazena (Biobanco)
LEIA TAMBÉM