Direitos Humanos

Entenda o que é uma pessoa não-binária

Termo surgiu após anúncio feito pela cantora Demi Lovato nas redes sociais

Nesta quarta-feira (19) a cantora norte-americana Demi Lovato surpreendeu o mundo ao revelar ser uma pessoa não-binária. Segundo ela não se identifica como uma mulher. Mas afinal, o que é ser uma pessoa não binária ou com identidade não-binária?

Trata-se de quando a pessoa não se vê como mulher ou como homem. Ele é considerado é um “termo guarda-chuva” (que abarca várias identidades diferentes dentro de si) para identidades de gênero que não são masculinas ou femininas, estando portanto fora do binário de gênero e da cisnormatividade.

Academicamente, a não-binariedade pode ser frequentemente agrupada à inconformidade de gênero. Pessoas não-binárias podem classificar a sua identidade de gênero de várias maneiras. Não-binariedade ou identidade não-binária é um “termo guarda-chuva” para identidades de gênero que não são masculinas ou femininas, estando portanto fora do binário de gênero e da cisnormatividade. Academicamente, a não-binariedade pode ser frequentemente agrupada à inconformidade de gênero.

Ela não é nem masculino e nem feminino, ela não tem um gênero e nem flui entre eles, porque existe o gender fluid, que tem dias que são mais femininos, em outros são mais masculinos. Ao escrever sobre o assunto, Demi Lovato afirmou que não pretende ser porta-voz nem especialista e que mudará seus pronomes para “they e them”, que são pronomes neutros na língua inglesa.

Veja o depoimento de Demi Lovato

“Todos os dias quando acordamos, nos é dada uma nova oportunidade e chance para sermos quem queremos e desejamos ser. Passei a maior parte da minha vida crescendo em frente a todos vocês. Vocês viram o bom, o mau e tudo o mais. Minha vida não foi uma jornada apenas para mim, mas também estava vivendo para os que estão do outro lado das câmeras”, escreveu Lovato.

“Hoje é um dia que estou muito feliz em compartilhar mais da minha vida com vocês – sinto orgulho em deixar que vocês saibam que me identifico como pessoa não binária e estarei oficialmente mudando meus pronomes para ‘they/them’.”

“Isso aconteceu depois de muito trabalho de cura e auto-reflexão. Ainda estou aprendendo e mergulhando dentro de mim, e não pretendo ser especialista ou porta-voz. Compartilhar isso com vocês agora abre um outro nível de vulnerabilidade pra mim.”

“Estou fazendo isso por aqueles que não têm conseguido compartilhar quem realmente são com seus entes queridos. Por favor, continuem vivendo em suas verdades e saibam que estou enviando muito amor para vocês.”

LEIA TAMBÉM

Jundiaí promove evento no Dia Internacional contra a Homofobia

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios