Esporte

Fim do tabu: São Paulo volta a ser campeão Paulista

Depois de 16 anos, Tricolor Paulista volta a erguer a taça. Clube também volta a conquistar um título após quase 9 anos

Acabou o tabu no Morumbi. Após 16 anos, o São Paulo volta a ser campeão do Campeonato Paulista. A última vez aconteceu em 2005. Além disso, o Tricolor também volta a erguer uma taça depois de quase 9 anos. A última conquista foi a Copa Sul-americana de 2012. Neste domingo (23), o São Paulo venceu o Palmeiras por 2 a 0 e chegou a 22ª conquista da competição, igualando ao Santos.

A campanha do Tricolor Paulista foi espetacular. Fez 38 gols e sofreu apenas 11. Além disso teve onze vitórias, quatro empates e apenas uma derrota na competição. Campanha digna de um clube que usou força máxima em grande parte do Paulistão.

Na decisão, São Paulo e Palmeiras tentaram realizar uma atuação superior ao que foi o jogo do Allianz Parque na última quinta-feira (20). No entanto, as equipes continuaram mantendo cautela e com poucas chances de gol. O Palmeiras teve mais posse de bola e apostava no erro da saída de bola do Tricolor para abrir o placar. Em uma das chances, Danilo Barbosa recebeu na entrada da área e chutou para fora.

Sem muitas possibilidades de criar chances de gol por meio da troca de passes, o jeito foi apostar em chutar de fora da área. Foi o que o Luan fez. Aos 36 minutos, ele chutou forte, a bola desviou no Felipe Melo, matou o goleiro Weverton e assim o Tricolor abriu o placar.

Segundo tempo e o fim do tabu

Veio a etapa final e São Paulo e Palmeiras fizeram mudanças. Enquanto o técnico Abel Ferreira colocou Danilo e Patrick de Paula nos lugares de Felipe Melo e Danilo Barbosa respectivamente, o Hernán Crespo apostou em Luciano para substituir Pablo. E o jogador são-paulino iria ser o salvador da pátria.

Mas antes de contar sobre este feito, passou a ficar mais presente no campo de defesa palmeirense. Embora o Verdão tivesse mais posse de bola, só que com dificuldades para criar as jogadas e sair para o ataque. O Tricolor promoveu mais uma alteração, com Rojas substituindo Igor Gomes e assim a equipe ficou mais perigosa.

Crespo fez a primeira final com o São Paulo e já é campeão.

O prêmio chegou aos 31 minutos e foi com o atacante que definitivamente veio para ser estrela e decisivo para o São Paulo. Luciano recebeu bom cruzamento de Rodrigo Nestor e fez o 2 a 0. Daí em diante o Palmeiras saiu para o ataque para reagir. Mas era o clube do Morumbi que estava mais próximo de fazer mais um. Gabriel Sara ficou cara a cara com Weverton dentro da área, mas desperdiçou.

No final o torcedor são paulino enfim soltou o grito de campeão após exatos 3.084 dias. A conquista, em termos de relevância, se comparar a Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores da América pode não ter o mesmo peso. Mas sem dúvida é um início do resgate de uma equipe gigante, que sempre deve estar brigando por títulos.

Além disso, é necessário destacar que o lateral-direito Daniel Alves ampliou o recorde de títulos. Este foi o 41º título da carreira e o primeiro com o clube de coração. Também é bom destacar a estrela do técnico Hernán Crespo. No primeiro campeonato que disputa, chega a uma decisão e é campeão. O treinador argentino também segue vivo na Libertadores da América e vai começar sua caminhada no Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Parabéns São Paulo!

E agora Palmeiras?

A equipe de Abel Ferreira amarga mais um vice-campeonato em 2021. Além de segundo colocado no Campeonato Paulista, também perdeu as decisões da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo e foi derrotado na Recopa Sul-americana par ao Defensa y Justicia.

O foco agora do Verdão é na Libertadores da América, onde está em primeiro lugar do Grupo A e já classificado nas oitavas de final. Além disso, também vai começar a planejar a campanha no Campeonato Brasileiro, onde vai estrear contra o Flamengo e na Copa do Brasil, onde vai encarar o CRB.

LEIA TAMBÉM

Fórmula 1 tem novo líder

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios