Direitos HumanosJundiaíPolíciaSaúde

Políticas públicas da infância adotadas em Jundiaí são apresentadas

Todos os trabalhos são mostrados para as outras cidades

Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB) apresentou como são feitas as iniciativas e políticas públicas voltadas à Primeiríssima Infância. O encontro on-line integra a programação da Semana do Brincar, que vai até o próximo domingo (30) e é uma iniciativa da Aliança pela Infância.

A apresentação foi articulada pela Prefeitura com o Departamento Regional de Saúde de Campinas, representado pela diretora Mirella Povinelli, e pelo programa São Paulo pela Primeiríssima Infância da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), representado pela articuladora Lígia Maria Bestetti.

O encontro contou com a participação de mais de 270 pessoas, entre gestores e diretores da Prefeitura de Jundiaí e de outros oito Municípios da região no programa: da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) – Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista -, além de Itatiba e Morungaba.

“Em Jundiaí, encaramos o brincar como coisa séria, pois a brincadeira estimula os desenvolvimentos cognitivo, motor, sensorial e intelectual. E nosso olhar qualificado para isso acredita que a política pública deve ser baseada na observação de dados. Por isso, nossas ações são baseadas em indicadores, na intersetorialidade e na busca de cada vez mais parceiros competentes importantes”, comentou Luiz Fernando.

Indicadores revelam melhora da mortalidade infantil

Luiz Fernando Machado apresentou indicadores gerais e as ações e índices da Prefeitura voltadas para a Prefeitura desde 2017. Entre as medidas estão a redução das taxas de mortalidade infantil; a elevação da avaliação municipal pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a criação de Grupo de Trabalho da Infância no Município

Além disso são destacados os programas municipais como o Cidade das Crianças, Entre a Casa e a Escola, o Comitê das Crianças, o Pé de Infância, Inova na Horta, Voa Pé e as Ruas de Brincar. Ainda houve a adesão às Redes Latino-Americana de Cidade das Crianças e Urban95 e ao programa Criança Feliz. Mas também a construção do Mundo das Crianças.

Também foram enaltecidas pela Prefeitura de Jundiaí, as propostas de desemparedamento do ensino na volta às aulas; e outros parceiros além da FMCSV, como o Instituto Alana, a Fundação Bernard Van Leer, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e a Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF).

A programação da Semana do Brincar vai até o domingo (30), com ações desenvolvidas no Município por diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como exposições de “Casinhas de Infância” para o incentivo ao brincar, reuniões intersetoriais e uma escuta com os suplentes do Comitê das Crianças.

LEIA TAMBÉM

Donos de pets devem atualizar o cadastro de castração

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios