Depois do comunicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que faria doações de vacinas contra a Covid-19, os governadores brasileiros pediram uma “ajuda humanitária”, por meio de um ofício. Nele há uma solicitação do envio de 10 milhões de doses.
O documento foi assinado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador da temática Estratégia para a vacina contra a Covid-19 do Fórum de Governadores do Brasil. O pedido aconteceu depois que Joe Biden, anunciou que distribuirá internacionalmente 80 milhões de doses de imunizantes. O prazo é até o fim do mês de junho, para outros países. A justificativa é porque o governo americano informou que comprou doses de vacinas contra a Covid-19 suficientes para vacinar três vezes a população americana.
Na avaliação do governador piauiense, o pedido é um apelo diante do momento atual. Além disso há um temor de uma possível terceira onda com números expressivos de óbitos a partir de novas e mais letais variantes do coronavírus. O Brasil já registrou mais de 440 mil mortes devido ao vírus. Só no estado do Piauí, já são mais de 5,8 mil óbitos. Mas os casos registrados nos cinco primeiros meses de 2021 já ultrapassaram os óbitos registrados de março a dezembro de 2020.
“Essa trágica situação faz com que o Brasil figure, junto com a Índia, na classificação de alto risco, caracterizando-o como potencial deflagrador de uma grave crise social e econômica sem precedentes, com consequências negativas para além das suas fronteiras. Ademais, é necessário considerar que, lamentavelmente, 80% da população brasileira ainda não foi vacinada, o que potencializa sobremaneira os riscos de disseminação da doença”, disse o governador no ofício.
LEIA TAMBÉM
Alerta! Variante do coronavírus da Índia é identificada em São Paulo