Saúde

Governo de São Paulo distribui vacinas da Janssen e da Pfizer

Todo o estado será contemplado para receber os imunizantes

O Governo de São Paulo vai distribuir para todos os 645 municípios as doses da Janssen e da Pfizer na próxima semana. O anúncio foi feito pela coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

A vacina da Pfizer, por enquanto só estava sendo aplicada na Capital. Já a Janssen, que ainda vai desembarcar no Brasil, também seria utilizada apenas nas capitais brasileiras, conforme o Ministério da Saúde. Porém um acordo assinado entre o governo estadual e os municípios paulistas, as 652 mil doses do imunizante da Janssen que o estado espera receber do governo federal serão enviadas para todas as cidades do estado.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, afirma que a distribuição de Pfizer e Janssen para todos os 645 municípios é possível por conta da capilaridade do sistema de saúde do estado. “Sabendo que os municípios de SP têm a capilaridade que traz condições de fazer a aplicação deste público, nós decidimos, em decisão bipartite, com os 645 municípios, que todos vão receber da mesma maneira a vacina da Pfizer e agora a vacina da Janssen”, disse a coordenadora.

Novas medidas do armazenamento

Quando a vacina Pfizer chegou ao Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explicou que somente as capitais poderiam ter a aplicação do imunizante porque ela precisava ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Só que agora o órgão autorizou novas condições de armazenamento para a vacina, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias.

No caso da vacina da Janssen, cujo primeiro lote é esperado na próxima terça-feira (15), o Ministério da Saúde declarou que ela seria distribuída apenas para as capitais por conta da proximidade do prazo de validade. Os 3 milhões de doses que devem chegar na semana que vem têm vencimento em 27 de junho. A chegada dessas doses, no entanto, ainda depende de uma liberação da agência americana reguladora de medicamentos.

Ainda segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, as doses da Janssen devem ser utilizadas na vacinação de pessoas com idade de 55 a 59 anos, que terá início na próxima quarta-feira (16) em São Paulo.

Ampliação de validade

A ampliação da validade da vacina da Janssen, que já foi aprovada nos Estados Unidos, também está sendo avaliada no Brasil. O governo de São Paulo aguarda uma definição sobre eventual novo prazo de validade, que deve ser finalizada ainda nesta sexta (11). Mas alega que é capaz de utilizar as vacinas recebidas mesmo se o prazo não for estendido.

“A gente aguarda uma definição [sobre a prorrogação da validade]. Eles estão reunidos, representantes do Conass, Conasens e do PNI, e a gente aguarda uma deliberação para hoje [sexta]”, disse Regiane de Paula.

“Se isso não acontecer o estado está preparado para colocar, dia 15, na rede, 650 mil doses nos 645 municípios. Todos os municípios já estão avisados, aguardando a chegada da vacina”, completou.

LEIA TAMBÉM

Governo antecipa entrega de doses da Janssen, diz Queiroga

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios