Jundiaí

Grupo ‘Operação de Estiagem’ é reativado por comitê de bacias hidrográficas

A principal missão é garantir o consumo consciente de água neste período de seca

Os índices das represas começam a preocupar. Devido ao baixo índice de chuvas, o medo é que falte água em várias cidades do Estado. Por isso os comitês de bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) reativaram o grupo de trabalho ‘Operação de Estiagem’. O objetivo é promover parcerias com prefeituras e órgãos que regulam o uso da água para que não haja desperdícios dos recursos hídricos.

O secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro, alerta para um risco de nova crise hídrica. “Não vamos agir como em 2014, quando a crise já estava instalada. Estamos estudando estratégias para evitar a falta d’água”, declara.

De 2014 pra cá, segundo Navarro, é feito um monitoramento da vazão dos rios que abastecem as Bacias PCJ. Ao todo são 50 pontos de acompanhamento “As chuvas, desde janeiro foram abaixo da média prevista para cada mês. A expectativa é a de que nos próximos três meses esse cenário se mantenha”.

Os trabalhos de comunicação desenvolvidos pelo grupo, além de orientar o consumo consciente também tem a finalidade de disseminar boas práticas que visem reduzir o uso da água em vários setores, como a indústria. “Algumas empresas têm acesso a tecnologias que podem auxiliar na diminuição do uso dos recursos hídricos, assim como alguns municípios. Com o acesso a essas informações, é possível compartilhar as alternativas, de modo que todos tenham conhecimento sobre os recursos.

LEIA TAMBÉM

Capacitação para Operação Estiagem em Jundiaí é realizada

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios