Nesta terça-feira (29) a Secretaria da Fazenda do Estado realiza a ‘Operação Forasteiro II’. O objetivo é combater as fraudes com a criação de empresas fantasmas para a sonegação de impostos. A Região de Jundiaí está na mira das investigações.
Isso porque ficou constatado pela pasta que 27 contribuintes foram notificados pelas irregularidades no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A intenção é recuperar R$ 129,2 milhões.
Ainda de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado, os investigados criavam empresas de fachada, com um quadro de sócios falso e endereço em outro estado, também falso. Essas empresas simulavam a transferência de créditos, através de notas fiscais emitidas com destaque de imposto aos contribuintes, com o propósito de diminuir o imposto devido ao estado de São Paulo pelos destinatários.
Os 425 contribuintes identificados no estado serão diligenciados a partir desta terça-feira e deverão prestar esclarecimentos sobre as operações realizadas com os comércios inexistentes dos outros estados envolvidos.
LEIA TAMBÉM
Guarda de Jundiaí recupera objetos de concessionária furtados