
Agora o cerco apertou para o morador que for flagrado lavando a calçada ou veículos com a água própria em Louveira. A Prefeitura aprovou um decreto onde casos de desperdício de água vão resultar em multa. A missão é levar conscientização e evitar o uso indevido de água, devido a crise hídrica que o Brasil vive.
De acordo com a Administração, o decreto n° 5.772 proíbe o uso de água tratada para lavar ruas, calçadas e fachadas de áreas residenciais, comerciais ou industriais, além de veículos. A prática de molhar plantas e jardins também está na mira. Serão ainda punidas as pessoas que mantém vazamentos de água em suas propriedades, além de moradores que forem flagrados ou denunciados por outros tipos de uso que caracterizem o desperdício.
O infrator denunciado que tiver a comprovação do uso indevido, ou for flagrado pela Guarda Municipal, receberá uma advertência inicial. Em um segundo registro, receberá uma multa no valor de R$ 500,00, que será cobrada junto com a próxima conta de água. Em caso de reincidência, a multa será de R$ 1.800,00.
Risco se não pagar a multa
O não pagamento na data de vencimento acarretará a cobrança de multas e juros. Os vazamentos de água existentes nas áreas internas dos imóveis deverão ser corrigidos imediatamente após a constatação de leitura fora da média na conta de água.
“É importante que as pessoas entendam que a colaboração de todos é necessária para a economia de água. Muitos municípios estão com racionamento. Louveira ainda não, devido ao trabalho sério que vem sendo realizado para armazenamento e redução de perdas, mas todos devem colaborar. Mesmo com a campanha, ainda temos notado desperdício de água por uma parte da população”, disse Mateus Arantes, secretário de Água e Esgoto.
Qualquer pessoa pode denunciar casos de desperdício. Os moradores devem entrar em contato com a Guarda Municipal através dos telefones (19) 3878-1512 ou 153.
LEIA TAMBÉM



