ItatibaSaúde

Em meio a pandemia, Prefeitura de Itatiba demite funcionários de postos de saúde

População reclama da falta de profissionais nas unidades de saúde

A Prefeitura de Itatiba demitiu 10 profissionais que atendiam a população nos postos de saúde, em diferentes especialidades. O desligamento acontece ao mesmo tempo que unidades de saúde permanecem sem médicos durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Além disso, a ocupação de leitos, embora tenha diminuído, segue em alto patamar.

A reportagem apurou que houve a demissão de uma assistente social, duas farmacêuticas, um psicólogo, uma nutricionista, duas fonoaudiólogas e três fisioterapeutas. Esses profissionais formavam uma equipe multidisciplinar do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e que atendia de forma rotativa nas unidades.

Unidades sem médicos

Além do desligamento dos funcionários, unidades de saúde permanecem sem médicos ou com o profissional realizando uma carga horária reduzida. De acordo com usuários das unidades de saúde ouvidos pela reportagem, faltam médicos na unidades do Jardim das Nações, CECAP, Centenário e no Parque San Francisco II. Só que a situação do Parque San Francisco I é pior, pois faltam dois clínicos gerais, prejudicando o atendimento à população.

Já nas unidades do N.R. Abramo Delforno, Jardim Galetto, Jardim das Nações e Jardim Virgínia, os médicos cumprem jornada mais curta, de 20 horas, reduzindo o número de consultas. Unidades em bairros mais populosos podem ter mais de uma equipe de saúde da família, visando atenderem a demanda.

A demissão desses profissionais prejudicará atendimento aos pacientes crônicos, acamados, que precisam de visitas domiciliares e também o atendimento no Centro de Fisioterapia, localizado no bairro Novo Horizonte e que iniciou as atividades em 2019.

Procurada para se manifestar sobre os motivos das demissões e da falta de profissionais, a Prefeitura de Itatiba foi procurada e questionada para esclarecer a situação da saúde e ainda sobre a busca de soluções. Mas até a publicação da reportagem, a administração não respondeu. A Fundação ABC, responsável pela gestão das unidades de saúde também foi procurada para esclarecer as demissões e reposição de profissionais, mas também não se manifestou.

LEIA TAMBÉM

Vereador viraliza com crise na saúde de Itatiba: “os problemas só existem porque temos uma população doente”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios