GeralJundiaíPolítica

Projeto para a criação da Região Metropolitana de Jundiaí deve ser votada em 90 dias

Audiência pública contou com a presença do governador de São Paulo

Foi feita a audiência pública que discutiu o projeto da criação da Região Metropolitana de Jundiaí nesta sexta-feira (6). O evento contou com a presença do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e ele foi encaminhado para a Assembleia Legislativa, onde a votação deve acontecer em até 90 dias.

A audiência pública foi feita no Teatro Polytheama e além das presenças do governador e do prefeito de Jundiaí, outras autoridades da região compareceram. A ideia é que as cidades de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista passam a compor Região Metropolitana de Jundiaí. Assim existe a possibilidade de promover um  desenvolvimento econômico regional e na aplicação de políticas públicas pensadas para todas as cidades. Além disso pode existir mais autonomia em relação a outras regiões do Estado.

“Com a formação da Região Metropolitana, melhora a qualidade de vida das pessoas”, declarou Doria. “Isso significa mais organização, mais possibilidades de financiamento de programas públicos, melhorias urbanas. Isso sem falar em menos desperdício de dinheiro público. É um ganho extraordinário.”

“Nossa região é protagonista devido à sua destacada expressão nacional”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado. “E esse é um mérito não apenas de Jundiaí, mas de todas as sete cidades. Com a Região Metropolitana, teremos mais protagonismo, mais liderança, todos ganham, principalmente a população”, destacou.

Como polo da futura Região Metropolitana, de forma prática, Jundiaí terá condições para melhor gestão do financiamento da saúde, da educação, de infraestrutura, de saneamento, dos programas de estímulo ao emprego, à cultura, ao turismo, entre outras áreas.

Pedido antigo

Não é de hoje que as cidades que estão na Região de Jundiaí pedem para se tornarem uma região metropolitana. A reivindicação é antiga, mas durante a pandemia do coronavírus, ela se tornou ainda mais intensa, devido as classificações do Plano São Paulo, que geraram divergências entre as prefeituras com o Governo de São Paulo.

Atualmente Jundiaí e as cidades do Aglomerado Urbano estão integradas à Região de Campinas. Dessa forma é possível fazer a própria gestão em vários setores, como Educação, Habitação, Segurança, Transporte e principalmente na Saúde.

Após essa apresentação da audiência pública, a população das sete cidades poderá enviar sugestões até 26 de agosto pelo e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br.

LEIA TAMBÉM

Criação da Região Metropolitana de Jundiaí é discutida

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios