Jundiaí conhece o Projeto do Trem Intercidades
Futura ligação ferroviária vai de São Paulo à Campinas
Foi apresentado pelo Governo de São Paulo o projeto do Trem Intercidades (TIC). Os gestores municipais da Plataforma de Gestão de Desenvolvimento Sustentável estiveram numa audiência pública onde viram os detalhes do projeto. A ideia é que o modal ferroviário ligue as cidades de Campinas até São Paulo, passando por Jundiaí.
A Prefeitura de Jundiaí informa que na sexta-feira (20), haverá uma reunião técnica com o Governo do Estado para tratar dos 17 pontos de atenção. “Os técnicos da prefeitura analisaram o projeto e identificaram, no trajeto que passa por Jundiaí, 17 pontos de atenção, por causa da infraestrutura urbana”, declarou o gestor de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.
“Não são inconsistências, mas pontos que podem exigir a adequação dos projetos da ferrovia e/ou das diretrizes municipais. Contudo, não inviabilizam o projeto e todas têm a possibilidade de serem satisfatoriamente resolvidas.”
Além disso, o gestor também lembra que essa análise foi encaminhada à Secretaria de Transportes Metropolitanos. Os técnicos da Prefeitura de Jundiaí estão à disposição para possíveis soluções para essas interferências. Os pontos de atenção foram definidos pelas unidades de gestão de Planejamento e Meio Ambiente, de Mobilidade e Transporte e de Infraestrutura e Serviços Públicos e se referem a interferências com a infraestrutura urbana, principalmente o sistema viário, mobilidade e drenagem.
Entre elas estão as diretrizes viárias, acesso às estações, localização das passarelas, prolongamento de adequação de passagens de pedestres sob o ferrovia e galerias de águas pluviais.
O Trem Intercidades, segundo dados apresentados na audiência, deverá levar aproximadamente uma hora de duração em horário de pico.
Linha 7 Rubi
Também foram anunciadas mudanças durante a audiência pública. A linha 7 passará a ser operada entre a Barra Funda e Francisco Morato e um novo serviço incorporará o atual trecho entre Francisco Morato e Jundiaí e chegará a Campinas. Ele irá passar pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos. O investimento previsto para todas essas instalações e melhorias é de R$ 8,5 bilhões.
LEIA TAMBÉM