Saúde

Governo de São Paulo anuncia diminuição de intervalo com a Pfizer

A expectativa é que o intervalo caia de 90 para 21 dias

O Governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (18) que vai reduzir o intervalo da aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer. Mas isto só vai acontecer quando as doses do governo federal chegarem para o estado.

O Ministério da Saúde chegou a anunciar que pretende reduzir o intervalo da imunização. Hoje ela é de 90 dias, mas pode cair para 21 dias. A medida está prevista para começar em setembro. Nesta terça-feira (17), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal assegure ao estado de São Paulo a remessa das vacinas da Pfizer necessárias à imunização complementar de quem já tomou a primeira dose da vacina.

O ministro atendeu em parte a um pedido do governo estadual, que acionou o Supremo por alegar ter recebido 228 mil doses a menos da Pfizer do que o percentual a que São Paulo teria direito. O Ministério da Saúde nega que a mudança de critério represente prejuízo para o estado.

Outros estados e cidades já adotaram a redução de intervalo com o objetivo de ampliar a proteção da população, tendo em vista a ameaça com o avanço da variante delta.  “São Paulo vai seguir a recomendação da redução do intervalo das doses da vacina da Pfizer. Os nossos técnicos entendem que é possível reduzir o intervalo. Aliás, como estabelece o próprio fabricante, que atesta a eficácia e a segurança da vacina em um prazo bem inferior aos 90 dias que têm sido praticados no Brasil”, afirmou o governador João Doria (PSDB).

Diminuição do intervalo da Pfizer

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou mais cedo nesta quarta-feira que o governo federal considera diminuir o intervalo entre doses da vacina da Pfizer para 21 dias em setembro. Segundo estimativas do governo, todos os brasileiros irão receber a primeira dose da vacina até o próximo mês.

Atualmente, o ministério recomenda o espaçamento de 90 dias entre doses. Na bula da vacina, o período previsto é de 21 dias.

“O intervalo da Pfizer no bulário é de 21 dias. Para avançar no número de brasileiros vacinados com a primeira dose, resolveu-se ampliar o espaço para 90 dias. Agora que nós já vamos completar a D1 [primeira dose] em setembro, estudamos voltar o intervalo para 21 dias para que a gente possa acelerar a D2 [segunda dose]. Se fizermos isso, em outubro teremos mais de 75% da população vacinada com a D2”, disse o ministro.

LEIA TAMBÉM

Estudo revela eficácia da CoronaVac contra a variante delta

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios