Esporte

Corinthians: 111 anos sendo o clube mais brasileiro

Alvinegro da Capital celebra mais um ano de vida sonhando com novas perspectivas

Para muitos, o 1º de setembro é apenas um dia comum. Mas para os mais de 30 milhões de corintianos, esta data podemos dizer que é um feriado. É neste dia que o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado e como diz o hino “és do Brasil, o clube mais brasileiro”.

A sua formação começou graças a operários e inspirados no clube da Inglaterra, que tem o nome similar ao do Corinthians. De lá pra cá é fácil associar o clube com o brasileiro, devido a vida de luta, de humildade, de dedicação e de amor intenso e fiel, independente se a situação é boa ou não.

Raça e associação com o brasileiro

De todos os clubes brasileiros existentes, poucos se entregaram a causas sociais, políticas e culturais como o Corinthians fez. A luta contra o racismo, a busca da igualdade e o incrível movimento em busca da redemocratização do Brasil acabaram gerando uma aproximação de clube com a população. O brasileiro, vendo todas estas manifestações sociais e políticas, acabou se aproximando, gostando e passando a torcer.

Em campo, a história do Corinthians se resume a adotar um estilo de jogo competitivo, com muita garra, com atletas de talento fora do comum, mas sobretudo de muita raça. Como o torcedor corintiano diz, “lutar sempre, vencer as vezes, desistir jamais”. Se há algo que arrepia, impressiona e emociona é ver uma torcida que canta, impulsiona, motiva e não para um instante.

Para o corintiano, pode ser que as vitórias e os títulos, que são inúmeros em São Paulo, no Brasil, somado com a Libertadores e os Mundiais de Clubes, não cheguem. Mas o que não pode ser perdoável é ver uma equipe sem gana, coragem e raça. Porque o Corinthians é o time do povo e o torcedor deseja ver a entrega durante os 90 minutos. Aquela bola que está longe, mas não é perdida e sempre está em jogo, é o que o torcedor quer do time.

Também como um bom brasileiro, infelizmente quando se fala de Corinthians, muitos o associam como ‘bandido’, ‘ladrão’ e ‘maloqueiro’. Evidente que é muito errada esta associação. Longe disso e para afugentar qualquer inveja ao redor, não há time mais batalhador, determinado e que encara qualquer situação com otimismo e alegria que o Corinthians. Por essas e outras, parabéns pelos 111 anos de glórias, conquistas e pela luta dentro e fora de campo. Vai Corinthians!

Futuro

Se nos últimos anos, o Corinthians amargava decepções, frustrações e atuações muito abaixo do esperado, dias melhores parecem que estão chegando. Em meio a uma tremenda dívida, o Timão ainda conseguiu fazer contratações tidas como pontuais, mas que são suficientes para alavancar e mudar o patamar.

Nesta janela de transferências, vieram Giuliano, Renato Augusto, Roger Guedes e a ‘cereja do bolo’, Willian, que foi revelado no Timão e volta com uma carreira consolidada na Inglaterra e campeão com o Chelsea. E no feminino é só alegria.

As ‘minas do Timão’ dão um baile de habilidade e com muitos gols. Já se consolidou como uma das mais tradicionais e fortes no futebol feminino do Brasil. No terrão elas estão com a bola toda e provaram junto com o Corinthians que lugar de mulher é no campo, na quadra, no estádio e onde elas quiserem.

O torcedor corintiano, como todo brasileiro na simplicidade, sonha que venham dias melhores, dias de alegria, de risos, de celebrações e mais taças. Torcida aliás, que faz uma enorme falta nos jogos. Assim como no casos dos outros clubes, a pandemia do coronavírus tirou a alma do estádio, que é a torcida. Para muitos, a saudade e a dor de não estar torcendo e acompanhando de perto seu clube do coração é imensa. No caso do corintiano é ainda maior.

Mas esperamos que dias melhores cheguem, com toda população vacinada, sem casos desta doença maligna e que a alegria e a liberdade de ir e vir sejam devolvidas. Até porque futebol sem torcida, não combinas. E para o Corinthians menos ainda. Porque o Timão é o clube do povo, para o povo e joga com o povo.

LEIA TAMBÉM

Quem para Carol Santiago? Brasileira leva o terceiro ouro nas Paralimpíadas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios