
Quatro integrantes da Ronda Escolar “Anjos da Guarda” da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) participaram do curso de Capacitação de Agente Multiplicador de Prevenção às Drogas. A formação, promovida pela Guarda Civil Municipal de Embu das Artes, na Grande São Paulo, foi realizada entre os dias 16 e 27 de agosto e contou com a participação de cerca de 20 agentes policiais. Também participaram corporações de quatro diferentes Estados.
A capacitação está alinhada com a proposta do ‘Programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas’ (Educavi-Gepad) da GMJ, de levar a Cultura de Paz para crianças, jovens e adultos. O programa, que havia sido realizado entre 2009 e 2012, foi retomado e ampliado pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado em 2017. O objetivo de atender demandas de diversos segmentos da sociedade e dar orientações pontuais para a garantia de segurança e bem-estar.
Só em 2019, antes da pandemia, o programa realizou palestras em escolas e faculdades do Município. Elas contaram com a participação de cerca de três mil alunos.
Ao final do curso foram entregues certificados com carga horária de 80 horas. Os representantes da GMJ foram o subinspetor Edmilson Bigueto, responsável pelo “Anjos da Guarda”, e os guardas Douglas Barban, Fernando Cavalcanti e Franciane Augusta.
Importância do curso
De acordo com Bigueto, o programa será reativado com a retomada das aulas presenciais. “Fizemos a capacitação com diversas outras instituições. É um tema muito importante e temos que transmitir às nossas crianças de uma forma diferenciada. E a nossa estratégia de abordagem é a interação com os alunos e encenação de peças teatrais com fantoches”.
Já para o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, “este curso de capacitação foi mais uma oportunidade para promover a reciclagem dos profissionais do ‘Anjos da Guarda’. Ele já é uma referência para a região”.
A gestora da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), coronel Carla Basson, mostrou-se satisfeita com a capacitação. Ela ressaltou a importância dos guardas no dia a dia dos alunos. “As palestras de prevenção às drogas são peças importantes no ambiente escolar e o agente multiplicador é fundamental para que a qualidade do trabalho seja mantida”.
LEIA TAMBÉM
Canil da Guarda Municipal apreende 90 porções de drogas em patrulha



