CabreúvaMeio Ambiente

Sobe para 11 milhões de metros quadrados a área devastada na Serra do Japi

A área mais afetada pelo incêndio foi em Cabreúva

Mais áreas da Serra do Japi foram devastadas pelo fogo. A área mais afetada pelo incêndio foi em Cabreúva. Um novo foco de incêndio voltou a mobilizar as equipes na noite de sexta-feira (3) e as chamas já devastaram mais de 200 mil metros, segundo a Defesa Civil.

O fogo na Serra do Japi começou no dia 20 de agosto. Equipes trabalharam por mais de uma semana até que as chamas foram controladas no dia 28, com a ajuda da chuva que atingiu a região. A queimada também atingiu áreas de Cajamar e Pirapora do Bom Jesus.

Como o novo foco começou em uma área de difícil acesso, a equipe conta com o apoio do Helicóptero Águia da Polícia Militar, que capta água de um rio que fica em uma propriedade privada. Nesta segunda-feira (6), a aeronave já fez mais de 40 voos.

“É um incêndio de grandes proporções, que pode se alastrar muito rapidamente. Estamos com toda a nossa equipe mobilizada e não vamos deixar o local enquanto o fogo não foi extinto”, explica o tenente André Tonon.

Serra tem grave prejuízo

Foram vários prejuízos que ainda são contabilizados na Serra do Japi. Além da mata, os animais feridos também foram afetados. No dia 24 de agosto, quatro filhotes órfãos de cachorro-do-mato e dois filhotes de tapiti, também conhecidos como coelho-do-mato, foram levados à Associação Mata Ciliar.

A ONG montou uma base de apoio para realizar os atendimentos aos animais encontrados próximos dos focos de incêndio. Para o Secretário de Obras e Meio Ambiente da cidade, as consequências serão severas.

“O prejuízo é incalculável. Se pegarmos a questão da parte de vegetação, foi bem triste de ver a situação. É quase uma situação pós-guerra. Porque o fogo passou e acabou com tudo”, afirma o secretário Maxwell Rodrigues.
LEIA TAMBÉM
Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios