Mundo

Conjunções de planetas com a Lua podem ser vistas da terra

Elas vão ocorrer por quatro vezes ao longo do mês.

O céu sempre proporciona momentos incríveis que merecem ser apreciados. Um dos fenômenos envolve a lua e quem puder pode conferir a chamada luz cinérea.

Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com a fotógrafa astronômica Eneida Pereira, estas conjunções ocorrem em todos os meses. Mas no caso de setembro serão quatro. “Em astronomia uma conjunção é um evento aparente que ocorre quando 2 ou mais objetos espaciais são visíveis muito próximos dos outros. Em geral, conjunções ocorrem entre a Lua e os planetas (Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno)”.

Uma das conjunções, deu para ser vista nesta sexta-feira. Vênus deu o ar de sua graça e a fotógrafa registrou este momento.

 

Créditos: Arquivo pessoal.

Ainda segundo Eneida, os objetos espaciais só aparecem estar perto no céu para os observadores da Terra. Um dos exemplos que ela mostra ao Rede NoticiaZ envolve a lua em conjunção com o planeta Mercúrio. O astro estava crescente côncava 4,3% iluminada. Por isso essa luz chama-se luz cinérea.

Entenda o fenômeno

O fenômeno da luz cinérea é a possibilidade de se observar a parte escura da Lua iluminada de modo tênue. Este é um fenômeno observável nos dias que precedem e sucedem imediatamente a fase de Lua Nova, após o quarto minguante e antes do quarto crescente.

Este fenômeno se deve ao fato de a Terra, como todos os corpos celestes iluminados por estrelas, refletir uma porcentagem da luz recebida de volta ao espaço. Esta luz refletida pela Terra acaba por iluminar a parte da Lua que está voltada para a Terra.
LEIA TAMBÉM
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios