• CabreúvaClimatologiaMeio Ambiente

    Cabreúva é apontada como área de risco de deslizamentos e inundações

    Pesquisadores do IPT e da Defesa Civil farão uma visita técnica para garantir medidas preventivas

  • Vem aí as temporadas de primavera e verão e com as estações, os alertas de chuvas que podem provocar alagamentos e deslizamentos. Em Cabreúva, estas ocorrências são recorrentes e graves. De acordo com a Defesa Civil, a cidade é apontada como local de alto risco de inundações e deslizamentos.

    E para garantir medidas preventivas contra estes casos, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo virão com a Defesa Civil da cidade para percorrerem vários bairros da cidade considerados de risco para deslizamentos e inundações. Entre estes pontos, destacam-se dois: o bairro do Bananal e o Vilarejo.

    A vistoria vai funcionar com a ajuda de um GPS e de uma câmera fotográfica. As equipes vão registrar todos os pontos que são considerados de risco. Com base nisso, um relatório técnico será montado e enviado em dezembro para a Defesa Civil de Cabreúva.

    A partir deste relatório, estratégias serão montadas para prevenir acidentes. Ao todo, oito cidades do estado de São Paulo vão passar pelo monitoramento. Em 2013, outro processo semelhante também foi feito. A visita agendada é para atualizar todas estas áreas de risco.

    O caso mais grave ocorreu em fevereiro do ano passado. Foi quando um alagamento foi registrado no bairro Bananal, às margens do Rio Tietê. Na época, moradores ficaram ilhados e uma pessoa morreu. De acordo com dados da Defesa Civil, choveu 236 milímetros em 24 horas. O valor acumulado durante todo o mês de janeiro foi de 136 milímetros.

    LEIA TAMBÉM

    Ouriço-cacheiro é encontrado em terreno baldio de Jundiaí

    https://www.campolimpopaulista.sp.gov.br/site/
    Etiquetas
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta

    Botão Voltar ao topo
    Don`t copy text!
    Fechar
    Fale conosco