Saúde

Último lote da CoronaVac é entregue ao Ministério da Saúde

Instituto Butantan conclui o acordo da entrega de 100 milhões de doses

Nesta quarta-feira (15), o Instituto Butantan concluiu a entrega das doses da vacina CoronaVac contra o coronavírus ao Ministério da Saúde. O repasse de 5,1 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações fecha a entrega das 100 milhões de doses previstas em contrato. Dessa forma, haverá a liberação para os estados do Ceará, Espírito Santo, Pará, Piauí e Mato Grosso.

Além do quantitativo para encerrar o contrato, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que o instituto já começou a enviar doses que irão substituir todas que foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 4 de setembro.

“Dessas doses, 5,1 milhões encerram o contrato de 100 milhões com o Ministério da Saúde. Butantan, o primeiro a entregar vacinas ao Brasil, em janeiro, é o primeiro também a concluir o seu contrato. Neste momento, é o maior quantitativo de doses entregues ao Ministério da Saúde. Estão sendo entregues também 1,8 milhão de doses para fazer já a substituição daqueles lotes que foram colocados em quarentena pela Anvisa”, explicou o diretor durante coletiva de imprensa do Governo de São Paulo.

Ao todo, serão destinadas para esta troca 11,9 milhões de doses do imunizante. A previsão é a de que essas trocas sejam concluídas até o dia 29 deste mês.

“Fizemos na tarde de ontem um cronograma de entrega dessas cerca de 8 milhões de doses que foram quarentenadas e, até o dia 29, substituiremos todas essas doses. Vamos aguardar a liberação desses lotes. Em algum momento, a Anvisa liberará essas doses que poderão ser usadas em outros cenários, fornecer a estados e outros países com os quais o Butantan tem compromisso”, disse Dimas Covas.

Histórico

As entregas ao Ministério da Saúde foram iniciadas em 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O prazo final para o Butantan fornecer ao governo federal o montante era 30 de setembro. Mas o instituto tinha sustentado, durante meses, a promessa de que a entrega seria concluída no dia 31 de agosto.

Só que no final de agosto, o diretor do Instituto, Dimas Covas, admitiu a mudança de planos. Assim, informou que a conclusão da entrega seria adiada após necessidade de reprogramação.

As vacinas enviadas fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de doses do imunizante. O primeiro contrato, de 46 milhões de doses, foi concluído em 12 de maio.

LEIA TAMBÉM

Ministro da Saúde contesta falta de doses e diz que há ‘excesso de vacinas no Brasil’

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios