CidadesSaúde & Bem-Estar

Será que colágeno realmente combate o envelhecimento da pele?

O colágeno é muito usado para amenizar rugas e linhas de expressão.

Se você tem 30 anos ou mais, provavelmente já deve ter ouvido falar do colágeno como forma de tratamento do envelhecimento da pele. Para amenizar as indesejadas rugas ou linhas de expressão também. Uma das perguntas comuns nos consultórios de dermatologia é: tomar colágeno melhora mesmo a elasticidade da pele?

Antes de responder a essa pergunta, vamos primeiro entender o que é e para que ele serve. O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, e que corresponde a aproximadamente 30% de todas as proteínas presentes no organismo.

Ao contrário do que muita gente pensa, ele não está só na pele. Mas também em tendões, cartilagens, articulações, músculos, ossos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos.

Na pele, ele é uma substância essencial para manter sua estrutura e firmeza. Ele também pode ser encontrado em alimentos como a carne e a gelatina, dermocosméticos tópicos ou suplementos alimentares.

O que nos leva de volta à pergunta inicial. A resposta é sim, mas é importante esclarecer que estamos falando da suplementação oral de colágeno hidrolisado, também chamado de peptídeos, em que a cadeia de aminoácidos que forma o colágeno é quebrada em pedaços menores.

O colágeno não hidrolisado, como o presente no mocotó, por exemplo, é uma molécula de alto peso, que não consegue ser absorvida e não tem papel biológico.

Estudos clínicos mostram que tomar peptídeos de colágeno por 8 a 12 semanas aumentou a elasticidade em 7%, a hidratação em 28%, a densidade de colágeno da pele em 8,8%, reduziu o volume das rugas da região em volta dos olhos em 20,1%, diminuiu em 11% as ondulações da celulite, entre outros benefícios.

LEIA TAMBÉM

Spray nasal contra a Covid-19 pode estar disponível no Brasil já em 2022

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios