Meio AmbienteMundo

Vulcão das Ilhas Canárias explode e atinge casas

O tsunami provocado tem chances remotas de chegar ao Brasil

Aconteceu a erupção do vulcão das Ilhas Canárias, território da Espanha e ela já deixou rastros de destruição. Muitas casas foram destruídas e fizeram com que as 5 mil pessoas, sendo 500 turistas deixassem os locais. Até o momento não há registro de morte e a explosão que causaria um tsunami tem chances remotas de chegarem ao Brasil.

O vulcão entrou em erupção no domingo. A lava tomou casas e florestas. A rocha derretida fluiu em direção ao Oceano Atlântico. A explosão ocorreu em uma região pouco povoada da ilha de La Palma. Essa é a ilha que fica no ponto mais ao noroeste das Canárias. Com uma população de 85 mil habitantes, essa é uma das oito ilhas do arquipélago na costa oeste da África (o ponto mais próximo do continente é o Marrocos, a 100 km).

O vulcão continuava ativo nesta segunda-feira. Na ilha, há uma fumaça densa que sai do vulcão, e as casas estão em chamas.

“A lava se movimenta em direção à costa, e os danos serão materiais. De acordo com os especialistas, há um volume de lava entre 17 milhões e 20 milhões de metros cúbicos”, disse o presidente regional Angel Victor Torres.

Consequências

Créditos: Reuters.

Segundo o presidente do conselho de La Palma, Mariano Hernandez, cerca de 100 casas foram destruídas. O local mais afetado foi a vila de El Paso. Cerca de 20 casas nesse local foram tomadas pela lava, que também invadiu a estrada e ameaça outras vilas.

Stavros Meletlidis, doutor em vulcanologia do Instituto Geográfico Espanhol, disse que a erupção abriu cinco fissuras na encosta e que não tinha certeza de quanto tempo ela pode durar. “Temos que medir a lava todos os dias e isso nos ajudará a descobrir”, afirmou.

A última explosão do vulcão aconteceu em 1971, quando houve uma outra erupção na ilha, um homem morreu ao tentar tirar fotografias de perto.

Vinda de tsunami é remota

Quanto a chance de um tsunami chegar ao Brasil e aos outros países, especialistas disseram que elas se tornaram remotas. Na semana passada foi dado o risco de um cenário de forte atividade não se confirmou e a erupção verificada é considerada modesta. só que as autoridades não emitiram alerta de tsunami para qualquer parte do mundo associada ao vulcão.

O fenômeno, antes mesmo de ocorrer, levou a emissão de um “alerta amarelo de risco”, o que chegou a provocar inclusive o temor da formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira, principalmente o litoral setentrional, formado por Ceará, Rio Grande do Norte e nordeste do Maranhão.

Carlos Teixeira, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em oceanografia pela University of New South Walles, na Austrália, também ressalta que nenhum aviso de tsunami foi emitido.

“É um começo na verdade, mas a mensagem é a mesma: não há motivo para preocupação. Não há risco iminente de tsunami, não há nenhum aviso. Então, não se preocupem, a gente está monitorando, acompanhando as notícias, mas não há nenhum motivo para preocupação”, declara o professor.

LEIA TAMBÉM

VÍDEO – Brasil pode ser atingido por um tsunami

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios