
A vacina russa Sputnik V pode estar perto de ser aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Pelo menos é o que afirma o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, neste sábado (2). De acordo com ele, todas as barreiras par que o imunizante seja aprovado já foram superadas, restando apenas o trabalho burocrático.
A documentação e os resultados de testes da Sputnik V, que tem a aprovação de mais de 70 países, estão sendo revistos pela OMS e pela agência europeia de medicina (EMA, na sigla em inglês). Se as duas entidades aprovarem, a Sputnik V terá as portas abertas para mais mercados.
Murashko, o ministro da Rússia, encontrou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na Suíça. O ministro disse que as questões em relação à Sputnik V “foram removidas”, de acordo com a agência Interfax. Ele disse que a empresa que negocia o registro da vacina na OMS só precisa assinar documentos e submeter alguns algumas informações adicionais.
A OMS ainda não se pronunciou.
Em julho, a OMS disse que havia encontrado alguns problemas na forma como a Rússia preenchia as ampolas em uma das fábricas. O fabricante disse que de lá para cá já resolveu os problemas que preocupavam a organização internacional.
LEIA TAMBÉM
Pílula contra a Covid produzida pela Merck pode reduzir em 50% o risco de morte e internação