
Além de estimular a educação, os cuidados alimentares são essenciais. Em Itupeva está em andamento o ‘Projeto Horta’ e os estudantes, além de saberem como cultivarem os frutos, legumes e outros vegetais, eles também são estimulados a se alimentarem de forma saudável.
Um exemplo é a EMEFEI Jardim Vitória, no bairro Jardim Vitória. A diretora da unidade escolar, Rose Gandra, explicou que o ‘Projeto Horta’ surgiu em 2019. “Essa iniciativa foi criada pela vontade dos professores da época. Porém, o projeto progrediu quando houve a participação efetiva dos alunos, que começaram a levar para casa aquilo que plantavam na escola”, disse.
O ‘Projeto Horta’ na EMEFEI Jardim Vitória possui ainda outras vertentes educacionais. “O trabalho interdisciplinar, ou seja, quando saem da sala de aula para outro ambiente. Além disso, as crianças vivenciam a prática e participam do processo de preparo do alimento, o que favorece e incentiva o consumo de alimentos mais saudáveis”, comentou.
Acompanhamento do projeto
A nutricionista do Departamento de Nutrição da Rede Municipal de Ensino, Stéfani Caroline Delboni de Almeida, esteve, na manhã desta quinta-feira (7), na EMEFEI Jardim Vitória. Ela participou com os alunos do processo, desde a colheita, a entrega para as merendeiras e o preparo dos alimentos. Além disso, conversou com os estudantes em sala de aula e acompanhou o momento em que foi servida a refeição.
“Esse é um projeto piloto que está em desenvolvimento e servirá como referência para as demais unidades escolares da cidade. Um dos objetivos desta iniciativa é fazer com que as crianças experimentem novos alimentos, que muitas vezes não estão habituadas em seus cotidianos”, explicou.
Entre os alimentos diferenciados e ofertados aos alunos da unidade, eles experimentaram, por exemplo, um suco natural de maracujá com couve. “Este suco é rico em vitamina C e ferro”, detalhou a nutricionista.
“Essa iniciativa desenvolvida na EMEFEI Jardim Vitória é um grande exemplo a ser seguido e, para os próximos anos, a proposta é expandir para as demais unidades escolares da Rede Municipal de Ensino”, afirmou o secretário de Educação, Fábio José de Andrade.
LEIA TAMBÉM
Golpistas que fingiam ser funcionários de Campo Limpo Paulista são investigados