Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovaram, nessa terça-feira (9), a criação da Região Metropolitana de Jundiaí. O projeto de lei passará agora pela sanção do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que é o autor do projeto. Porém, passará a valer somente após publicação no Diário Oficial.
A região contará com sete cidades: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Várzea Paulista e Itupeva, e contará com mais de 800 mil habitantes.
Os deputados receberam o projeto de lei em outubro, e desde então, debatiam sobra a aprovação, ou não, dele. Até ser aprovado, o PL tramitou nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças, Orçamento e Planejamento e Assuntos Metropolitanos e Municipais. Todas validaram a criação da nova região metropolitana paulista.
Objetivo
A criação da Região Metropolitana de Jundiaí tem como objetivo fomentar o desenvolvimento regional, socioeconômico e dar melhoria da qualidade de vida para a população. Além disso, visa a criação de fundos de desenvolvimento para suporte financeiro em ações de interesse comum entre estados e municípios.
Também é de interesse a melhor utilização de recursos naturais e culturais, sobretudo quanto à proteção do meio ambiente. Por fim, pretende dar aos sete municípios maior poder de articulação entre poderes de diferentes níveis.
Outras Regiões Metropolitana
O governador João Dória vem atuando na criação de novas regiões metropolitanas no estado de São Paulo. Em agosto o Poder Executivo sancionou a formação das regiões metropolitanas de Piracicaba e São José do Rio Preto.
Agora, o estado concentra oito regiões metropolitanas. As mais recentes se juntam a de São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Campinas. Quando sancionada a de Jundiaí, serão nove ao todo.
LEIA TAMBÉM