EleiçõesMundo

Chile promove eleições presidenciais após 16 anos com Piñera e Bachelet

Além do presidente, eleitores também elegem senadores, deputados e conselheiros regionais

Acontece neste domingo (21) as eleições para presidente, senadores, deputados e conselheiros regionais do Chile. Ao todo, mais de 4.400 candidatos concorrem 485 cargos eletivos. A votação teve início às 7h30 e está prevista para acabar às 17h30.

A eleição presidencial deve ir para o segundo turno, entre o candidato da extrema direita José Antonio Kast e o da esqueda Gabriel Boric. E pela primeira vez em 16 anos, nem Sebastian Piñera, atual presidente e nem Michelle Bachelet serão candidatos nas eleições presidenciais.

Piñera sofre uma enorme rejeição popular, chegando até a ser ameaçado de impeachment. Contudo, conseguiu escapar. Já Bachelet é hoje alta comissária da ONU para os Direitos Humanos.

Veja abaixo uma lista dos candidatos à Presidência do Chile e qual é a intenção de votos de cada um na pesquisa Plaza Pública feita no dia 5:

  • José Antonio Kast (Partido Republicano): 25%
  • Gabriel Boric (Convergência Social): 19%
  • Franco Parisi (Partido da Gente): 10%
  • Yasna Provoste (Partido Democrata Cristão): 9%
  • Sebastián Sichel (Independente): 8%;
  • Marco Enriquez-Ominami (Partido Progressista): 5%
  • Eduardo Artés (União Patriótica): 2%

O voto é facultativo no país, e nas últimas duas grandes eleições a participação não passou de 50% do total de eleitores. Em 2017, quando Sebastián Piñera foi eleito, a participação eleitoral foi de 46% no primeiro turno e 48% no segundo.

Para o Senado, onde o mandato é de oito anos, a eleição deste domingo só acontecerá em nove das dezesseis regiões do país.

LEIA TAMBÉM

População fica ferida durante protestos contra lockdown na Holanda

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios