
Quando a pessoa ou o familiar recebe a notícia do diagnóstico do câncer, o impacto é enorme. E quando a doença atinge crianças e adoelcentes, a dor e o medo é maior ainda. Contudo, há esperança e tratamento para a cura. Em Jundiaí, o Grendacc conta com o Hospital da Criança que é referência na região e o índice de cura é de 80%, um dos maiores em toda a Região.
Nesta terça-feira (23) será celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e uma das vitórias mais lemmbradas pela entidade envolve o pequeno Miguel, de 4 anos. Tudo começou em setembro de 2020, quando ele foi diagnosticado com um raríssimo tumor Teratoide Rabdoide no sistema nervoso central. Segundo os especialistas, a chance de cura menor do que 20%.
Para muita gente, a oração e a fé para que o tratamento tenha sucesso. Chegou o 30 de setembro daquele ano e Miguel passou por uma cirurgia. Depois foi ao Grendacc logo em seguida, para iniciar as sessões de quimioterapia.
De acordo com a oncologista do Hospital da Criança do Grendacc, Arianne Casarim, ele precisou fazer um protocolo intenso, pela gravidade da doença, e depois de terminar a quimioterapia foi encaminhado para o Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, no dia 4 de maio de 2021, para transplante autólogo (infusão da própria medula, coletada anteriormente, após altas doses de quimioterapia).
“No dia 16 de maio ele teve o que chamamos de ‘pega da medula’ e voltou para Grendacc no final de maio”, conta a médica. Em agosto fez radioterapia e em setembro fez uma ressonância magnética do crânio para o final de tratamento e o resultado foi que não havia nenhuma lesão. Agora, ele segue fora de tratamento efetivo, apenas com retornos mensais para exames e avaliação.
Vitória
Sempre simpático e sorridente, Miguel conquistou o coração de todos, foi um guerreiro durante o tratamento e hoje era só alegria ao lado da família. A mãe, Márcia, estava emocionada e agradeceu imensamente a Deus, por essa cura, e a todos da instituição.

“O Grendacc é um lugar de luz, que sempre nos acolheu a ajudou no pior momento de nossas vidas. Sempre fomos atendidos com alegria e carinho e sou muito grata por todos que cuidaram e oraram pelo meu filho.”
A médica oncologista, Silvana Forsait, que acompanhou Miguel durante todo o tratamento, disse que o grande objetivo é sempre chegar nesse momento de vitória, mas também é fazer com que a estrada seja mais suportável, porque o caminho é longo e árduo. “Nós criamos um vínculo grande, de confiança e afeto, por isso estamos contentes demais hoje e vamos continuar caminhando juntos.”
Isabela Bastos Cardoso, presidente do Grendacc, afirmou que esse é o momento pelo qual a instituição luta, é a razão da existência do Grendacc. “Estar aqui, poder ouvir essas palavras e ver o Miguel cheio de energia e tendo um futuro é o melhor presente.”
Grendacc
Ao longo de seus 26 anos de existência, o Grendacc já prestou atendimento para mais de 60 mil crianças. Atualmente, 21 crianças e adolescentes que estão em tratamento efetivo no Hospital da Criança. Ou seja, fazendo quimioterapia ou radioterapia.
Além de receber esses medicamentos semanalmente, os pacientes passam por consultas com nossas oncologistas e também com a equipe multidisciplinar. Ela é composta por uma psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social. Outras 76 crianças estão em acompanhamento, que pode durar de 5 até 10 anos.
Até 31 de outubro deste ano, o Hospital da Criança do Grendacc já realizou 1.669 atendimentos na oncologia e outros 4.870 em diversas especialidades pediátricas. Estes atendimentos só são possíveis graças à ajuda da sociedade, pois os convênios particulares e com as prefeituras não conseguem cobrir os gastos do hospital, que giram em torno de R$ 1,5 milhão mensais.
LEIA TAMBÉM
Entenda sobre o procedimento ostomia que o ator Luciano Szafir passou