EducaçãoJundiaíSaúde

Escolas estaduais de Jundiaí recebem vacinação contra a Covid-19

O foco é aplicar a segunda dose em todos os estudantes e professores

É importante garantir a vacinação contra a Covid-19 para toda a população. Em Jundiaí, a campanha está focada nos adolescentes entre 12 a 17 anos, para que eles tomem a primeira ou a segunda dose. Para isso, a prefeitura iniciou a aplicação nas escolas estaduais.

De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), as primeiras unidades a receber o serviço foram EE Alessandra Pezzato e EE José Feliciano, nas regiões Oeste e Leste da cidade, respectivamente. Até o final da semana, outras unidades da região Central contarão com a vacinação.

Dados

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), a cidade aplicou 15,6 mil vacinas em segunda dose para o grupo de adolescentes, o que corresponde a 50,6% do público. O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB) fala da necessidade do avanço.

“Jundiaí busca avançar na vacinação com novas estratégias de serviço, facilitando cada vez mais o acesso da população ao atendimento. Além da vacinação dos polos e dos sábados do Dia V, agora, com parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a vacinação é realizada àqueles que tiveram a autorização dos pais diretamente nas Escolas Estaduais”, comenta.

Já o o secretário Estadual da Educação Rossieli Soares, enfatiza o grande avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado. No entanto, é necessário que o ciclo vacinal esteja completo.

“A vacinação no estado de São Paulo, onde a maioria já está imunizada, é um esforço coletivo de toda sociedade guiada pelo governo. Até o momento, 97% dos profissionais da educação estão com o esquema vacinal completo; 98% dos adolescentes de 12 a 17 anos tomaram a primeira dose. Agora o objetivo é avançar a imunização com a segunda dose aos jovens de 12 a 17 anos. Os postos itinerantes de Jundiaí demonstram o empenho do poder público, em oferecer segurança aos estudantes e suas famílias”.

As próximas escolas que receberão a disponibilização das doses são EE Conde do Parnaíba e EE Dr. Antenor Soares Gandra nesta quarta-feira); EE Fazenda Grande na quinta-feira (25) e, na sexta-feira (26), no EE Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, cada uma com o escalonamento de horários determinados.

Vacina em atraso

Durante o primeiro dia de aplicação, cerca de 500 alunos receberam as segundas doses de imunizantes contra a COVID-19. Segundo a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) da Prefeitura de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente, 52% das pessoas em atraso com a segunda dose estão na faixa etária entre 12 a 17 anos, ou seja 10 mil, das 19 mil que ainda não buscaram pela segunda aplicação.

“A alteração do intervalo da vacina, reduzindo o tempo de 12 semanas para 8 semanas, é fator apontado pelos jovens para o descompasso na recepção da dose. Por isso, Jundiaí desenvolve estratégias diversas para alcançar o público e proteger a população contra a circulação do vírus causador da COVID-19”, comenta.

LEIA TAMBÉM

Quem não foi ao Enem por causa da Covid-19 pode pedir a reaplicação da prova

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios