Lar e Construção

Um toque feminino dá brilhantismo na arquitetura

Novos estilos e um ambiente mais harmônico é proposto por elas

A luta das mulheres para conquistar seu espaço no mercado de trabalho é antiga e persiste até hoje, inclusive na arquitetura. A primeira mulher a se graduar na profissão, em 1894, foi a norte-americana Marion Mahony Griffin. De lá para cá, as arquitetas conquistaram mais direitos, mais espaço, entraram nas universidades e ganharam destaque e reconhecimento por seus projetos.

Um mercado que era predominantemente masculino, hoje tem as mulheres como maioria, inclusive nos cursos de graduação. Um exemplo prático dessa força e representatividade feminina é o escritório CLS Arquitetas Associadas, formado pelas sócias-proprietárias Kivia Costa, Érika Steckelberg e Graziela Costa.

As sócias chegam com conceitos de inovação na arquitetura. Créditos: Divulgação.

“Na teoria não existe diferença de gêneros na profissão ‘Arquitetura’, mas pode-se dizer que a predominância da mulher se deve ao fato de o olhar feminino fazer toda a diferença. “Nós mulheres temos um olhar clínico, mais sensível e delicado no desenvolver de todo um projeto”, destaca Kivia Costa.

 

A arquiteta Graziela Costa concorda com a colocação. Segundo ela, a mulher leva mais jeito no trato com o cliente e se articula melhor na hora de apresentar e defender seu projeto. “Essa sensibilidade permite negociar melhor os detalhes com o cliente. Com muito tato, conseguimos contornar a situação e evitar que o projeto fique inconsistente e o cliente fique satisfeito no final”.

Conhecer a persona enriquece o projeto

“Auxiliamos o cliente a descobrir desejos e necessidades que nem mesmo ele conhecia”, ressalta Érika Steckelberg. A receita, segundo ela, é aplicar ao projeto doses de acolhimento, estilo, conhecimento contundente sobre o que se está fazendo, além de conhecer profundamente o cliente – que deriva de boas conversas regadas a um saboroso café ou chá.

“O maior desafio do arquiteto é saber ouvir verdadeiramente. Nossa linha de briefing é muito extensa, minuciosa. Investigamos – no bom sentido da palavra – a origem desse cliente, sua personalidade, suas histórias individuais e familiares”.

“O fato de sermos três arquitetas também é uma vantagem: são três visões, três mulheres com diferentes experiências de vida, que podem enxergar e agregar para o projeto. E a gente se escuta muito! Além disso, conosco, o cliente vai ter a tranquilidade de ser assessorado em todas as etapas da obra, desde a escolha do lote, espaço corporativo ou apartamento, até a última xícara”, completa Kivia.

Vantagens

A qualidade de vida, a humanização, a flexibilidade e funcionalidade dos espaços projetados também são pontos muito bem valorizados pela equipe feminina da CLS. Não à toa os ambientes corporativos ganham aquele “ar” de casa, com toda o aconchego e praticidade que eles merecem, assim como os funcionários e os clientes dos clientes também são levados em conta em cada projeto. Praticidade é a palavra de ordem. Além de brilhar aos olhos, a decoração precisa ser funcional acima de tudo, e incitar produtividade e qualidade de vida! O gosto é transformado em bom gosto. É personalizar o projeto ao máximo.

Créditos: Divulgação.

Érika declara ainda que as arquitetas também conquistaram seu espaço em ambientes mais hostis a mulheres, como os canteiros de obra, onde a há uma predominância masculina e o serviço é mais bruto. “Não tem mais aquela história de que mulher não entende de obras. Temos conhecimentos técnicos sobre construção para poder acompanhar e orientar o desenvolvimento e a execução do serviço. Além disso, levamos mais jeito para lidar com as pessoas e, com isso, ganhamos a confiança dos trabalhadores, que têm a liberdade de sugerir melhorias para o projeto – dos engenheiros aos assistentes de pedreiro, todos podem e devem contribuir. O trabalho pode ser pesado, mas o resultado deve ser impecável, e esse é o nosso papel”.

Kivia ressalta a importância contratar uma arquiteta para todas as etapas do projeto, desde a elaboração até a execução. “Para que tudo saia de acordo com o desejo do cliente, é fundamental ter uma arquiteta para projetar e para garantir que a obra seja encaminhada de forma correta e sem problemas”.

LEIA TAMBÉM

Saiba as novas funções das casas de campo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios