
A partir dessa quinta-feira (2), a cidade de Vinhedo contará com abastecimento de água dia sim, dia não. A modalidade 24×24 se faz valer pela estiagem prolongada e o baixo volume dos reservatórios.
A medida foi tomada pela Companhia de Saneamento Básico de Vinhedo (Sanebavi). Serão atingidos pela medida, moradores dos bairros abastecidos pela Estação de Tratamento (ETA), que atende aproximadamente 70% da população.
“Essa modalidade se dá devido à escassez de água e o baixo volume das represas. Assim, conseguiremos maior recuperação dos reservatórios”, comenta o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.
Outro ponto que subsidiou a tomada de decisão para o esquema 24hX24h, em Vinhedo, foi uma análise feita pela Sanebavi. Durante a segunda etapa do rodízio, quando foi ampliado para dois dias consecutivos de fornecimento seguido de um dia de suspensão.
Nesse esquema, o volume de água poupado foi de quase metade do que havia sido poupado no primeiro período. Embora ambos tenham sido fundamentais, na primeira modalidade do rodízio houve economia de 26,6% de produção de água e na segunda de 24hX48h, a economia foi de 13,6%.
“Com a avaliação do índice chuvas registradas no mês de novembro estávamos esperando uma recuperação das reservas de água, o que permitiria a continuidade da modalidade 48h X24h por mais tempo”, disse Spina.
Índices pluviométricos em Vinhedo
De acordo com dados da Defesa Civil, oito dos meses deste ano tiveram chuvas abaixo da média esperada e, para dezembro, a previsão permanece a mesma, índices pluviométricos abaixo da média.
“Esse longo período de seca desestabilizou os mananciais que abastecem a cidade de Vinhedo, principalmente agora com o aumento da temperatura, quando a demanda de água é maior. Portanto, o rodízio é imprescindível para evitar um colapso futuro”, diz o diretor do Departamento Estação de Tratamento de Água da Sanebavi, Gabriel Carvalho.
LEIA TAMBÉM