A cada dia que passa, o número de veículos cresce e são necessárias obras para melhorar a mobilidade urbana. Por isso, técnicos da Prefeitura de Jundiaí elaboraram um projeto que prevê cinco obras prioritárias nas regiões Oeste e Sul do município. Elas estão próximas ou mesmo na faixa da rodovia Anhanguera e que têm o objetivo melhorar a mobilidade, dando novas opções de ligação entre diferentes regiões da cidade. O projeto já foi apresentado à concessionária AutoBAn, que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes.
Segundo a administração, as obras do Vetor Oeste incluem a duplicação do túnel da avenida Prefeito Luís Latorre, sob a Rodovia João Cereser. Nela haverá a continuidade da mesma avenida até a Anhanguera, onde está prevista uma obra de transposição superior ou inferior à rodovia. Além disso, ocorrerá o prolongamento da avenida Frederico Ozanan, com acesso à região do Distrito Industrial.
Ainda no Vetor Oeste, está prevista a construção de outra transposição, na altura do bairro Engordadouro, ligando as avenidas Pedro C. Fornari à engenheiro João F.G. Molina, através da rodovia Anhanguera.
“Sabemos do crescimento significativo das regiões Oeste e Sul e isso precisa acompanhar investimentos de grande monta para melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de articulações que buscam recursos junto ao Governo do Estado. Essas obras e intervenções visam combater a lentidão do trânsito em diferentes trechos, como na rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, e também na região dos bairros Vila Rami e Comercial (veja no quadro abaixo)”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.
“Essas obras são importantes para que nossa cidade e a Região continuem se desenvolvendo com qualidade de vida e oportunidades para os moradores”, completa.
Próximos passos
Após o alinhamento do projeto entre a Prefeitura e AutoBAn, o próximo passo será buscar a aprovação do Governo do Estado, por meio da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Lá serão apresentadas as propostas para que sejam transformadas em projetos executivos.
“Obras estruturais como essas não buscam apenas corrigir problemas que percebemos hoje. Mas também fazem parte de um planejamento que olha a cidade alguns anos à frente”, declara o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“Mobilidade é um problema em todas as cidades do mundo. Jundiaí está terminando o seu Plano de Mobilidade Urbana, que vai operar junto com o Plano Diretor. Ela vai servir para orientar os investimentos no sistema viário e de transportes, daqui para o futuro. Esses projetos feitos em conjunto já estão sintonizados com esses vetores de crescimento e vamos escalar recursos para tirá-los do papel, em parceria com o Governo do Estado. Os projetos de médio prazo devem ser viabilizados de 2022 a 2025 e outros, mais estruturantes, de 2026 a 2030.”
Região Sul
No trecho da rodovia Anhanguera entre as avenidas 14 de Dezembro e Jundiaí estão previstas mais obras importantes. Uma delas é uma nova transposição à rodovia, entre as regiões dos bairros Vila Rami e Vila Comercial pelo Córrego das Flores, com ligação à 14 de Dezembro. Por fim, são estudadas obras para acesso à avenida Jundiaí pela Anhanguera através de outras transposições superiores.
“Temos dialogado com a AutoBAn e com o Governo do Estado sobre a importância dessas obras. No caso da transposição pelo Córrego das Flores, consideramos de grande importância para desafogar o trânsito. Para ser uma opção aos motoristas que utilizam o pontilhão da rua Santa Inês para ter acesso à marginal da Rodovia Anhanguera”, explica o vice-prefeito, Gustavo Martinelli.
“Nossas reuniões de trabalho com os técnicos da AutoBAn foram muito produtivas”, conta o arquiteto e chefe de Diretrizes Viárias do Departamento de Projetos Urbanos, Marco Antonio Bedin. “Elaboramos nosso trabalho, com as propostas prioritárias para transposição nas rodovias e melhoria do sistema viário do município. Após análise dos dados e estudo apresentado, ele foi levado para a CCR AutoBAn.”
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