Um cruzeiro atracado no Porto de Santos registrou casos de Covid-19. O navio Costa Diadema, atracou nesta segunda-feira (27) e os passageiros precisaram ser isolados em cabines já no domingo (26) e estão sendo monitorados.
Segundo informações, pelo menos 13 pessoas estariam contaminadas com o coronavírus dentro do navio. Em nota, a Costa informou que alguns hóspedes testaram positivo à Covid-19 e foram imediatamente isolados, assim como os contatos próximos, mas não confirmou a quantidade de positivados.
Reclamação
Um empresário revelou como foi o procedimento do isolamento, onde ele, a esposa e as filhas foram isolados. o homem contou que toda fampilia no cruzeiro ficaram sem alimentação por mais de duas horas”.
“A janta chegou depois de 2h30, queriam colocar a gente em um quarto com uma cama de casal para os quatro, que era a única cabine que tinha para isolamento. Falei que não iria de jeito nenhum, [mas] isso se estendeu das 18h até 2h. Eles vieram intimidar, veio uns 20 funcionários da Costa, marinheiro para forçar a nossa mudança de cabine e eu disse que não iria. Por fim, arrumaram duas cabines, uma longe da outra, não é conjugada. As minhas filhas ficaram em uma ponta do navio e eu em outra, sem comunicação, uma bagunça.”
De acordo com o empresário, em nenhum momento foi mostrado o laudo do exame que confirma que eles não estejam com a doença. “Estamos sem sintomas, não sabemos o motivo do isolamento, não nos mostraram os exames, mas disseram que todos de nossa família estão negativados. Não sei quais os critérios estão usando, um absurdo. A gente está aqui trancado aguardando, cheio de compromisso, tenho medicamento para tomar, o café da manhã não chega, estamos aqui largados e isolados sem informação alguma. A gente está em uma área onde tem diversas pessoas contaminadas”.
“Sorteavam algumas cabines e eram feitos esses exames. Nós fizemos no meio do cruzeiro, na quinta-feira (23), e todos nós quatros demos negativo. O que eu vi que complicou foi depois das descidas em Salvador e Ilhéus sem protocolo nenhum. A maioria dos passageiros saíram, aí contato com um monte de gente, depois retornaram sem fazer teste e os casos começaram aparecer depois das paradas”.
Problemas desde o início da viagem
Além disso, o empresário disse que os problemas com o cruzeiro ocorrem desde o início da viagem. “A gente contratou o Costa Esmeralda e de última hora eles alteraram para o Costa Diadema. A gente teve problema desde o primeiro dia, chegamos aqui e a cabine sem higiene, tinha resto de ovo dentro do frigobar, o esgoto estava entupido e a gente não podia tomar banho e eles resolveram depois de dois dias. A higiene, no geral, não é ruim. Você vê o pessoal limpando”.
“Espero que a Costa se retrate. Eles jogam toda responsabilidade para a Anvisa, mas quem não está tendo estrutura para acomodar o isolamento é a Costa. A Anvisa tem todos os protocolos dela. Eu queria saber qual o critério que estão usando para eu ficar em isolamento com a minha família sendo que a gente fez exame e deu negativo. Nós estamos em quatro pessoas, passamos o Natal em família, tivemos contato como outras pessoas tiveram também. A gente está bem aborrecido, totalmente insatisfeito e chateado. Nossa vontade é de sair daqui imediatamente”, finalizou.
Respostas
Em nota, a Costa informou que, seguindo e respeitando os protocolos de Saúde e Segurança estabelecidos pela companhia juntamente com as autoridades brasileiras e Anvisa, realiza a testagem diária de 10% dos hóspedes que embarcam nos cruzeiros. Dentro do procedimento de segurança, alguns hóspedes testaram positivo para a Covid-19 no Costa Diadema e foram imediatamente isolados, assim como contatos próximos.
Os hóspedes estavam assintomáticos e já desembarcaram em segurança nesta segunda-feira (27), conforme programado. Ainda de acordo com a Costa, o navio obteve permissão para seguir as operações, finalizou o desembarque de todos os passageiros e deu início ao embarque para o próximo cruzeiro, após completa higienização e desinfecção e que 100% da tripulação foi testada.
Questionada, a Prefeitura de Santos informou que as informações sobre casos de Covid-19 em navios de cruzeiros devem ser solicitadas à Anvisa e que a cidade não havia sido notificada pelo Governo do Estado de São Paulo. Já a Secretaria Estadual de Saúde disse que ainda não foi notificada pela Anvisa.
LEIA TAMBÉM