
Alerta máximo na Rússia em relaçao à Covid-19. O país se tornou o segundo no mundo com mais mortes pelo coronavírus. Os europeus ficam apenas atrás dos Estados Unidos e passaram o Brasil neste quesito. A informação foi divulgada pela Reuters nesta quinta-feira (30).
De acordo com o servio de estatísticas Rosstat, somente no mês de novembro, 87527 pessoas morreram em decorrência da Covid-19. Ao todo, foram 658.634 mortes ocorridas na Rússia, segundo cálculos da Reuters baseados nos dados da Rosstat até o fim de novembro e números da força-tarefa do coronavírus para dezembro. Assim, os europeus superaram o Brasil, que registra no total 618.800 mortes até o momento.
O total de mortes dos Estados Unidos é maior, em 825.663 pessoas, segundo contagem da Reuters, mas com uma população mais de duas vezes superior à da Rússia. Os cálculos da Reuters também mostram que a Rússia registrou mais de 835.000 mortes em excesso entre o começo da pandemia, em abril de 2020, e o final de novembro, em comparação com a mortalidade média de 2015 a 2019.
Alguns epidemiologistas dizem que calcular o excesso de mortes é a melhor maneira de avaliar o verdadeiro impacto da pandemia.
LEIA TAMBÉM
Nem o Alasca escapa do aquecimento global e registra recorde de calor para dezembro