JundiaíSaúde

VÍDEO – Prefeitura de Jundiaí alerta sobre os cuidados contra a gripe

O número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais cresceu

As unidades de saúde de Jundiaí vem registrando cada vez mais o número de pessoas buscando atendimento com sintomas gripais que pode ou não ser gripe. Diante do atual momento, a prefeitura emitiu um comunicado dando importantes orientações.

De acordo com o gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, o momento é de evitar festas e aglomerações. No entanto, caso hajam encontros, que sejam com poucas pessoas e obedecendo as regras de distanciamento  social e do uso da máscara.

Além disso, a pasta informa que o número de casos está aumentando de forma acelerada e o município coloca em prática um plano de ação. Assim, acaba antecipando aos novos cenários projetados para as próximas semanas. Entre eles, o disparo de providências e investimentos necessários à organização dos serviços, de forma que nenhum munícipe fique sem atendimento, a exemplo do que foi na Covid-19.

Veja o vídeo:

Reforço na Saúde

Também nesta quinta-feira (30), os gestores da Prefeitura de Jundiaí e representantes do Hospital São Vicente de Paulo realizaram uma reunião para discutir pontos de reforço do Plano de Contingência para o atendimento de casos de síndrome gripal (H3N2) nas próximas semanas. A ideia é definir os protocolos e a ampliação dos serviços.

Na terça (28) e quarta-feira (29), a cidade recebeu uma média de 1.250 pessoas por dia nas Unidades Sentinelas voltadas para atender exclusivamente os casos de síndrome gripal. Além da UPA Vetor Oeste e do PA Hortolândia (que tem o atendimento dividido entre adulto e infantil na antiga Creche do Idoso), o PA Retiro passou a atender exclusivamente pessoas com sintomas gripais. O horário foi estendido até as 22h (entrada até as 21h).

Na reunião, os gestores e técnicos discutiram a abertura de novos leitos, contratação de mais profissionais para o Hospital São Vicente, mas também para outros pronto-atendimentos, como a UPA do Vetor Oeste. Além disso,  outras ações previstas no plano de contingência, como o estoque de insumos necessários para o atendimento dos pacientes, estão previstas.

“O quadro atual traz preocupação. O número de casos está aumentando de forma acelerada e, como é de costume na gestão do prefeito Luiz Fernando, já colocamos em prática um plano de ação. Nós nos antecipamos aos novos cenários projetados para as próximas semanas, com o disparo de providências e investimentos necessários à organização dos serviços. Dessa forma, nenhum munícipe vai ficar sem atendimento, a exemplo do que foi na Covid-19”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Como se prevenir?

A população deve estar atenta a medidas de prevenção à síndrome gripal. Entre elas, minimizar o contato com outras pessoas, não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal, manter higiene constante do ambiente e das mãos, ficar em espaços com circulação de ar, respeitar todas as recomendações médicas e usar máscara.

As pessoas devem procurar as unidades sentinelas em caso de falta de ar e/ou febre alta persistente ou se for parte de algum grupo de risco (diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, imunossuprimidos, pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos). Pacientes com sintomas leves devem evitar se dirigir às unidades sentinelas.

Além dos gestores das unidades de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, de Promoção da Saúde, Tiago Texera, da gestora adjunta de Inovação e Relação com o Cidadão, Carolina Arvigo, também participaram da reunião na manhã desta quinta-feira o diretor clínico do Hospital São Vicente, Frederico Michelino de Oliveira e o assessor da superintendência do Hospital São Vicente, Alexandre Mezei.

LEIA TAMBÉM

Cruzeiro sofre com surto de Covid-19 e volta ao Porto de Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios