A ‘flurona’ já infectou 110 pessoas no Estado de São Paulo
Pessoas que estão com coronavírus e gripe ao mesmo tempo estão sendo acompanhadas

Se ficar com coronavírus ou gripe já não é legal, imagina ter as duas doenças ao memso tempo? Esta realidade já está acontecendo em algumas partes do Brasil. Só no Estado de São Paulo, 110 pessoas já foram identificados com a chamada ‘flurona’.
O nome foi batizado em alusão ao “flu”, que significa gripe em inglês, com corona, do coronavírus. A informação foi confirmada nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde. Deste total, 59 casos ocorreram na cidade de São Paulo.
Os dados são relativos apenas a casos de pacientes que foram hospitalizados e que tiveram resultado positivo para Influenza e SARS-CoV-2, por meio de teste rápido de antígeno, mas também de exames do tipo RT-PCR.
Apesar dos relatos de dupla contaminação, especialistas alertam que parte dos casos pode ser de codetecção, e não de coinfecção. Isto significa que parte dos pacientes pode ter recebido o diagnóstico ao mesmo tempo, mas não ter o os vírus da gripe e da Covid-19 atuando no organismo simultaneamente.
“Os métodos para identificar vírus no nosso corpo, como o teste PCR, são muito sensíveis. Eles detectam facilmente pedaços do vírus que não necessariamente estão trazendo infecção ou doença para o indivíduo. Essa codetecção é muito frequente, mas não significa que os dois vírus estão agindo no corpo”, disse o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Suspeitas
Além dos vírus Influenza A e B, que provocam a gripe, a circulação de outros vírus também pode estar por trás do crescimento repentino de um “conjunto de doenças respiratórias”, segundo os médicos.
As hospitalizações de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 também aumentaram. A média móvel de pacientes internados com Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado voltou a crescer após 6 meses de queda, de acordo com dados do governo.
LEIA TAMBÉM
Centro de Emergência para Casos Gripais de Itatiba começa a funcionar