Cultura

Carnaval de rua do Rio de Janeiro é cancelado

Somente o desfile da Sapucaí está mantido. Outras capitais vivem o dilema se farão ou não a festa

O Rio de Janeiro é referência no Brasil e no mundo quando se fala em Carnaval. Mas a festa população não irá acontecer porque a Prefeitura do Rio cancelou nesta terça-feira (4), o carnaval de rua. Por enquanto, o Desfile das Escolas de Samba do Sapucaí estão mantidos.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, para ter blocos de rua, é preciso organizar com muita antecedência e voltou a citar que havia uma cobrança do patrocinador, que investiria quase R$ 40 milhões, para uma definição.

“Diante desse cenário todo, eu chamei hoje as ligas dos blocos (…) e informei a eles da inviabilidade do carnaval de rua”, explicou.

Paes se reuniu nesta terça com Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, e outras nove ligas de blocos, para informar do cancelamento. Ao todo, mais de 400 blocos estavam representados no encontro com o prefeito. Na semana passada, a Banda de Ipanema já havia anunciado que não desfilaria neste ano devido ao recrudescimento do número de casos.

Desfile das escolas está mantido

Na reunião desta terça, o prefeito do Rio confirmou que o carnaval das escolas de samba no Sambódromo está confirmado em 2022.

“O carnaval de rua é diferente do carnaval do sambódromo. O carnaval de rua demanda um planejamento maior, são quase 500 blocos e o tempo é apertado para a tomada de decisões. Na Sapucaí, teremos o carnaval porque lá é mais fácil de fazer um controle de entrada”, explicou Eduardo Paes.

Enquanto isso pelo Brasil, por enquanto, além do Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió e Campo Grande confirmaram a programação de Carnaval, seja só com desfiles ou evento com blocos de rua. Mas na Capital Paulista, 28 blocos cancelaram a participação no carnaval de rua da capital em 2022. Entre eles estão os das cantoras Daniela Mercury (Pipoca da Rainha) e Gloria Groove (Bloco das Gloriosas), a produtora de funk Kondzilla (Bloco do Kondzilla) e o ator e cantor Tiago Abravanel (Bloco do Abrava).

Na capital paulista, a autorização definitiva para a realização do carnaval de rua em 2022 está condicionada à liberação pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Paulo (Covisa). Às vésperas do Natal, o governador da Bahia cancelou o carnaval no estado, e Salvador, um dos destinos mais tradicionais do país, não terá programação oficial.

LEIA TAMBÉM

Mundo bate novo recorde de casos diários de Covid-19 com 2,4 milhões de resultados positivos

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios