JundiaíPolícia

Jundiaí inicia a instalação de novas câmeras de segurança

Os bairros contemplados são: Vila Maringá, Vila Comercial, Boa Vista, Jardim Copacabana e Santa Gertrudes

Desde a tarde dessa sexta-feira (7), a cidade de Jundiaí passou a contar com 19 câmeras a mais de segurança. Os equipamentos foram instalados na região Sul da cidade, alvo de crítica de moradores pela quantidade de assaltos. Os bairros contemplados são: Vila Maringá, Vila Comercial, Boa Vista, Jardim Copacabana e Santa Gertrudes.

“Desde 2017 expandimos as câmeras de segurança para diferentes bairros da cidade. Este é um investimento não só em equipamentos que registram imagens, mas também em toda uma rede de fibra ótica que já tem 400 quilômetros de extensão”, observa o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

“Na cidade do futuro, as inovações tecnológicas existem para melhorar a vida do cidadão. Além desses investimentos, estamos programando mais R$ 50 milhões para os próximos três anos, com a construção de uma nova central que abrigará a sede da Guarda Municipal. Ela estará integrada com outros serviços de urgência e emergência como a Defesa Civil e Samu/Saec”, adianta.

Com os novos equipamentos, a cidade chega a um total de 359 câmeras em seu território.

Câmeras trazem mais segurança

A gestora de Segurança Municipal, Carla Basson, lembra que além de trabalhar em parceria com outras instituições de segurança, a Guarda Municipal tem uma Seção de Processamento de Dados e Estatísticas. Esta central, ajuda a compreender qual a realidade de diferentes bairros no que diz respeito à segurança pública.

“Trabalhamos com tecnologia e inteligência, fazendo uma leitura constante de dados”, declara. “Além disso, é essencial estar sempre em contato com os moradores. Eles nos abastecem com informações do dia a dia e que conhecem o local em que vivem. Sem dúvida, as câmeras ampliam a sensação de segurança e permitem maior efetividade do trabalho de combate ao crime.”

Em agosto do ano passado, o prefeito Luiz Fernando, o vice-prefeito Gustavo Martinelli e gestores receberam um grupo de moradores da Região Sul, dos bairros Santa Clara, Terra Nova e Paiol Velho, e a reivindicação apresentada era a melhoria da segurança. Também estiveram presentes na reunião representantes de instituições como Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

“Com essas 19 câmeras em locais estratégicos, tornaremos mais seguros não apenas três bairros, mas toda uma região, já que o criminoso se locomove. E é preciso levar em conta que esses bairros são próximos a importantes rodovias e outras rotas que levam a Cajamar, Jordanésia e Pirapora do Bom Jesus e que facilitam a fuga”, explica Martinelli. “Essa tecnologia contribui muito para a segurança e é uma reivindicação antiga dos moradores.”

LEIA TAMBÉM

Rodovia João Cereser terá nova etapa de obras

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios