MundoSaúde

Homem recebe coração de porco durante cirurgia inovadora

Procedimento inédito foi feito após doença cardíaca terminal ter sido constatada

Todos tem o direito a viver e um homem de 57 anos ganhou uma nova chance de vida. Mas ele contou com um implante de coração de porco para seguir vivendo. O procedimento cirúrgico inovador aconteceu nos Estados Unidos e o paciente passa bem, segundo a Escola de Medicina da Universidade de Maryland.

O paciente é David Bennett, que sofria de uma doença cardíaca terminal, e o órgão do animal era “a única opção disponível atualmente”, de acordo com o comunicado. Bennett foi considerado inelegível para um transplante de coração convencional ou uma bomba de coração artificial após revisões de seus registros médicos.

“Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha”, disse Bennett antes da cirurgia. A Food and Drug Administration dos EUA, órgão similar à Anvisa, concedeu autorização de emergência para a cirurgia em 31 de dezembro de 2021.

Importante ressaltar que para que o coração do porco fosse implantado, era necessário rejeitar três genes para garantir a proteção do sistema imunológico. Tudo para que fosse evitado o crescimento excessivo de tecido cardíaco de porco. Seis genes humanos responsáveis ​​pela aceitação imune foram inseridos.

Os médicos de Bennett precisarão monitorá-lo por semanas para ver se o transplante funciona para fornecer benefícios que salvam vidas. Ele será monitorado quanto a problemas no sistema imunológico ou quaisquer outras complicações.

“Simplesmente não há corações humanos de doadores suficientes disponíveis para atender a longa lista de potenciais receptores”, disse o cirurgião Dr. Bartley P. Griffith em um comunicado. “Estamos procedendo com cautela, mas também estamos otimistas de que esta cirurgia inédita no mundo fornecerá uma nova opção importante para os pacientes no futuro”.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: Ministério muda e isolamento para quem tem não tem sintomas é de 5 dias

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios