Ônibus conta com um ‘aviso de Covid’ em banco de passageiro
Embora a intenção seja preservar a saúde das pessoas, especialista diz que o contágio ocorre se a pessoa tocar na gotícula

Uma cena curiosa aconteceu em um ônibus de Praia Grande, na Baixada Sanista. Um passageiro deixou um aviso em um banco do veículo alertando para que o local não seja ocupado. A mensagem no cartaz dizia que “um moço estava espirrando nesses assentos (Covid). Não sente-se (Covid)”.
A imagem foi compartilhada nas redes sociais e gerou uma enorme repercussão. Mas embora a intenção tenha sido das melhores para preservar a saúde das pessoas, o ato não é o suficiente.
Segundo o médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, Leonardo Weissmann, o único problema de sentar naquele local se o passageiro encostar a mão na poltrona que teve contato com uma eventual gotícula de saliva de alguém infectado, e depois levar até alguma mucosa, como o nariz, boca ou o olho.
O caso aconteceu dentro do ônibus da linha 17, que faz o trajeto entre o Terminal Tatico e o bairro Tude Bastos, em Praia Grande. A Viação Piracicabana até o momento não se manifestou sobre o caso.
Entenda como ocorre o contágio da Covid
A principal forma de transmissão da Covid-19 é de pessoa a pessoa e em contato com gotículas eliminadas pela fala, tosse e espirro, por um indivíduo infectado. Isso pode ocorrer, principalmente, em ambientes pouco arejados, como o caso de um ônibus, conforme explica Weissmann.
O infectologista esclarece que, no caso da foto, haveria problema se o próximo passageiro encostasse no assento e levasse a mão até uma mucosa. “Sentar nessa poltrona não é o problema, só é se a pessoa botar a mão ali e colocar no olho, no nariz e na boca”, explica.
Nessa situação, pode ocorrer a chamada transmissão indireta, que é quando há contato com um objeto ou superfície infectada. O especialista destaca, ainda, que sempre que possível, as pessoas devem evitar ambientes cheios, usar máscara cobrindo o nariz e a boca, além de manter as mãos higienizadas.
LEIA TAMBÉM
Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças