Jundiaí é uma das quatro cidades que passará a integrar a Rota das Frutas, uma rota ciclística de 75 quilômetros de extensão e que também percorrerá Louveira, Vinhedo e Itatiba. A iniciativa faz parte do projeto Ciclo Rotas, do Grupo CCR em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Entre seus objetivos está o de buscar locais seguros para o deslocamento dos ciclistas, além de reforçar o cicloturismo.
O projeto foi apresentado ao prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) nesta quinta-feira (20) na sede da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, na Capital.
“Entendemos que, além do ganho de qualidade de vida que um ciclo rota desse porte traz para nossa Região Metropolitana, se trata também de uma importante alavanca para o setor de serviços, uma vez que deverá atrair muitas pessoas e fomentar a economia local”, observa.
“Esse investimento também vai ao encontro do Circuito das Frutas, pois são iniciativas que se encontram, trabalhos que envolvem o impulsionamento do nosso Turismo para o Estado e para o Brasil”, completa.
Como vai funcionar?
A Rota das Frutas será voltada para o segmento speed de cicloturistas, em via compartilhada com outros veículos. No trecho de Jundiaí, são 19,5 quilômetros, passando pelo Parque da Cidade e seguindo sentido Louveira.
A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, esteve na reunião. Ela lembrou que o setor de cicloturismo tem crescido substancialmente nos últimos meses. “Em especial durante a pandemia, quando a atividade tornou-se uma importante ferramenta de evasão para os períodos de confinamento”, explicou.
“Nossa região já atrai muitos turistas com esse objetivo e a implantação de projetos no segmento irão fomentar ainda mais esse fluxo. Assim, vai beneficiar diretamente a cadeia produtiva do turismo, agregando mais um segmento aos que já são oferecidos por Jundiaí e pelo Circuito das Frutas.”
LEIA TAMBÉM
Cerca de 50 pessoas sofrem acidentes com águas-vivas no Litoral Norte