A cidade de Itatiba foi eleita a 43ª cidade mais competitiva do Brasil, segundo o Ranking de Competividade dos Municípios, divulgado na última semana. O levantamento analisa 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. Além disso, ele utiliza uma série de indicadores como inovação e dinamismo, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, saneamento, segurança, entre outros.
Com este resultado, Itatiba subiu 17 posições no ranking, em comparação ao levantamento de 2020, quando ocupava somente 60ª colocação.
“Itatiba está entre as 50 cidades mais competitivas do Brasil. Isso é um motivo de orgulho muito grande para todos, pois, mesmo em um período de pandemia, nós conseguimos equilibrar as finanças, focar na saúde e atrair grandes empresas. Somos um município de muitas oportunidades e vamos continuar trabalhando para tornar Itatiba um lugar cada vez melhor”, analisou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira (PSDB).
O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública e tem como objetivo incentivar a competitividade positiva entre os municípios, para melhorar o fornecimento de serviços públicos, além de ser uma ferramenta para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é dividido em três dimensões: instituições, sociedade e economia. Neste ano, o quesito “Instituições” apresentou uma grande melhora nos dois itens analisados. Itatiba ganhou 79 posições em sustentabilidade fiscal e 29 posições em funcionamento da máquina pública.
LEIA TAMBÉM
Itatiba abre inscrições para aulas ginástica, damas e xadrez