GeralItatibaJundiaíJustiça

Coleta de lixo e poda de árvores em Itatiba podem ser fiscalizadas

Denúncia é por conta das condições que os trabalhadores estão sujeitos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas foi acionado pelo Sindicato dos Terceirizados de Jundiaí e Região que protocolou um pedido de fiscalização nos serviços de coleta de lixo e poda de árvores. Os trabalhos são feitos pela empresa SUMA e ocorrem em Itatiba.

Os trabalhadores da coleta de lixo entraram em greve pedindo por melhorias no salário de 20%, vale alimentação e no plano de saúde e condições de trabalho, como equipamentos de proteção individual. Mas a prefeitura afirmou que entrou em acordo para resolver as reivindicações feitas.

Na denúncia, o sindicato informou que os trabalhadores atuam próximos de cabos de energia elétrica, mas que estão sempre ligadas e podem provocar mortes. Além disso, a entidade relatou ao Ministério Público do Trabalho, que alguns dos funcionários ficaram feridos, mas permaneceram trabalhando.

Outro pedido do sindicaro é melhoria dos vestiários, com a separação de hoens e mulheres e água.

Audiência

O secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Itatiba, Diego José de Freitas, junto com o secretário de Administração, Eduardo Sesti Júnior conduziram uma audiência e ficou determinado que uma contraproposta seja apresentada até 1º de fevereiro. O representante da SUMA, Alyson Abreu fez o pedido.

Em nota, a empresa informou que os vestuários já estão separados, mas vai fazer as reformas pedidas. Já em rlação aos equipamentos de proteção, a empresa afirmou que há o fornecimento, inclusive com troca após desgaste.

Jundiaí

Em Jundiaí, os trabalhadores da coleta de lixo da empresa Trail reclamaram da qualidade dos materiais e que eles teriam tirado do próprio bolso para comprar materiais. No entano, a assessoria da empresa negou a versão.

Por meio de nota, a Trail informou que vai colocar três tipos diferentes de luvas. Além disso, a empresa informou qque vai distribuir protetores solares fator 70. Quanto as questões pendentes, a Trail alegou que 80% das pendências já foram resolvidas, restando a questão salarial.

LEIA TAMBÉM

Greve dos coletores de lixo em Itatiba é encerrada

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios