Chuvas intensas deixam represa de Louveira com quase 100% da capacidade
Prefeitura tranquiliza população sobre o risco de transbordo

Em 2021, a represa do Córrego Fetá, em Louveira, viveu um drama, onde apenas 1% da capacidade de água era registrado. Mas com as chuvas que caíram neste mês de janeiro, o índice já é de 98% da capacidade de armazenamento.
A notícia é boa para que o abastecimento seja garantido. No entanto, alerta é para um possível transbordo que possa fazer com que a água alague vias urbanas. Segundo o secretário de Água e Esgoto de Louveira, Mateus Arantes, o reservatório está sendo monitorado 24 horas por dia e não há necessidade, no momento, de abertura de comportas.
A represa é um importante reservatório de água para abastecimento da cidade. Ela está com as obras em fase final, mas chegou a ficar cheia no começo do ano, quando teve que ser esvaziada por determinação dos órgãos reguladores, já que não tinha a documentação necessária para a licença de operação.
Os documentos foram regularizados entre março e abril de 2021, mas depois disso não foram registradas chuvas com intensidade suficiente para recuperar a quantidade de água armazenada.
Parque do Capivari fechado
Os trabalhos para monitorar e evitar mais problemas deixados pelas fortes chuvas continuam em Louveira. A partir desta segunda-feira (31), o Parque do Capivari está fechado para os trabalhos de manutenção.

De acordo com a Secretaria de Água e Esgoto, o grande volume de chuvas que atingiu simultaneamente toda a extensão do município resultou no transbordamento de afluentes do Rio Capivari, o que causou enchentes nas regiões da Amalo (Faixa Azul), Parque Capivari, Jardim Niero, entre outros locais.
Funcionários da Prefeituira aguardam o nível da água do reservatório do parque voltar ao normal para realizar o trabalho de limpeza e manutenção.
Apenas nas últimas 72 horas foram cerca de 220 milímetros de chuvas na cidade, índice semelhante ao que era previsto para o mês de janeiro inteiro.
LEIA TAMBÉM
Louveira entra em estado de atenção após registrar 200 mm de chuvas em 72 horas