ClimatologiaLouveira

Louveira entra em estado de atenção após registrar 200 mm de chuvas em 72 horas

As famílias que estão em áreas de risco deixaram as suas casas

A Prefeitura de Louveira informou nesta segunda-feira (31) que registrou 220 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, segundo dados da Defesa Civil do Estado. Esse índice coloca o município em estado de atenção.

A quantidade de chuva se aproxima da média histórica esperada para todo o mês de janeiro, considerado um dos mais chuvosos na região. De acordo com a administração, dez famílias tiveram que deixar suas casas no bairro leitão, no último domingo, por riscos de desabamento provocados pela grande quantidade de chuva. Elas estão em um abrigo provisório.

A previsão é de que as chuvas na região continuem nas próximas horas.

Atendimento

Em Louveira, equipes das secretarias de Assistência Social, Serviços Públicos, Segurança e Água e Esgoto. Além disso, colaboram com os trabalhos, agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil. Eles estão monitorando as áreas de risco em diversos locais da cidade.

O trabalho está sendo feito desde o fim da tarde do último no sábado (29), se manteve durante o final de semana e permanecerá ininterrupto até que a situação volte à normalidade. Em caso de urgência, os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal pelo 153 ou com a Defesa Civil pelo telefone (19) 3878-1512.

Animais

Cerca de 200 animais atendidos pela ONG Amalo (Associação dos Amigos dos Animais de Louveira), na região do bairro Faixa Azul precisaram ser removidos. O local foi atingido pelas enchentes que assolaram a cidade em decorrência dos mais de 200mm de chuvas registrados neste final de semana.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Louveira

A iniciativa contou com apoio da Secretaria de Gestão Ambiental, que disponibilizou um caminhão para a remoção dos bichinhos. Nenhum animal ficou ferido. Os animais foram encaminhados para o canil do Centro de Zoonoses e para outros abrigos provisórios.

“O local foi invadido pela água e tivemos que agir rápido para socorrer os bichinhos. Aproveito para agradecer todos os que se disponibilizaram a ajudar. Muitos voluntários ajudaram na remoção e se ofereceram para abrigar os animais em suas próprias casas. Foi um momento de comoção e colaboração conjunta”, ressalta a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

A ONG Amalo está aceitando doações de produtos de limpeza, panos, sacos de lixo, jornais, vassoura, rodo, palets, baldes, casinhas e comedouros para pets.  Para ajuda basta entrar em contato pelo telefone (19) 99142-4850.

LEIA TAMBÉM

Famílias deixam áreas de risco após deslizamento de terra em Louveira

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios