Prefeito e vereadores de Jundiaí discutem ações emergenciais após chuvas
Novas estratégias devem ser executadas
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB) se reuniu nesta segunda-feira (31) com os vereadores da cidade. Eles discutiram as novas medidas de ações emergenciais em razão das fortes chuvas. As medidas visam atender a população afetada.
A reunião foi realizada no gabinete de governo do Paço Municipal e contou também com a participação de gestores da Prefeitura. De acordo com o último boletim da Defesa Civil municipal, emitido às 18h desse domingo (30), Jundiaí havia sido atingida por mais de 280 milímetros de chuva nas 72 horas anteriores. Este é o maior índice registrado na última década.
“Queremos reiterar o compromisso da Prefeitura para que não falte nada à população mais vulnerável, sempre com muito critério e organização. Da mesma forma como lidamos com as crises do desabastecimento de combustível em 2018 e da pandemia desde 2020”, declarou Luiz Fernando.
Trabalhos mantidos
As equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) seguem nos bairros mais impactados pela chuva para a identificação de demandas e encaminhamentos.
Os interessados em contribuir com doações de alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza podem destiná-los ao Fundo Social de Solidariedade (avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, Portão 3, anexo ao Parque da Uva – Anhangabaú).
Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. Todo munícipe pode cadastrar o celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.
População recebe ajuda
A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), prestou atendimento, até a tarde desta segunda-feira, a aproximadamente 575 pessoas de 123 famílias que foram impactadas pela chuva em Jundiaí. Ao todo, são 80 famílias do Vetor Oeste, 35 do Jardim Sorocabana e oito do Jardim São Camilo.
Foi realizada a distribuição de 15 cestas básicas, 180 refeições, 50 kits de higiene pessoal, 100 kits de limpeza, dez cobertores, travesseiros, 56 colchões e toalhas; reposição de medicamentos; limpeza e desinfecção de áreas alagadas quando possível; além da abertura de equipamentos públicos para receber desabrigados, como a escola EMEB Beatriz Blattner Pupo, no Jardim Novo Horizonte.
Locais com deslizamentos de terra e buracos no solo devido às chuvas foram sinalizados por equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte.
LEIA TAMBÉM