EducaçãoItatiba

“Pão seco” e “leite em pó puro”: pais reclamam de graves problemas na merenda em Itatiba

Pais reclamam que prefeitura não segue o cardápio nutricional e que alunos chegam a se alimentar apenas com "pão seco" e "arroz puro"

Postado às 17h20. Atualizado às 17h44

A primeira semana da volta às aulas em Itatiba foi de preocupação para os pais. A merenda servida nas escolas municipais não seguiu o cardápio contratado e os alimentos foram substituídos por outros com baixo valor nutricional.

Relatos de pais que não querem se identificar indicam que as refeições se resumem a pão seco e leite puro. Em outra ocasião, foi serviço macarrão com molho, sem nenhum tempero ou acompanhamento, ou apenas arroz branco. A situação se repete desde terça-feira (01) e ainda não foi resolvida.

Um dos pais procurados pela reportagem relata que as escolas não teriam recebido “nem carne, nem legumes” e que as crianças “têm jogado a merenda fora porque não conseguem comer as coisas”.

A mãe de uma criança de quatro anos relata que na creche localizada no Pq. da Colina I “eles deram pão sem manteiga, leite puro sem Nescau. Que criança toma leite sem achocolatado?”. Outra mãe confirma que sua filha ficou sem a merenda. “Minha filha disse que não comeu porque a comida estava horrível”, descreve. Outra mãe aponta que na escola de sua filha “serviram arroz puro” e que as crianças jogaram fora a refeição.

Salários de merendeiras

Merendeiras também procuraram a redação e confirmaram os relatos feitos pelos pais. “Nenhum alimento chegou para nós nesta semana. Um descaso. Agora correram atrás de doações de carne moída e salsicha, mas a gente nem sabe de onde vem, validade, a procedência… Estamos fazendo o que dá mas se alguém passar mal quem é culpado?” descreve a merendeira que não se identifica com medo de sofrer represálias. Outra funcionária relata que “os salários estão atrasados” e que “ninguém sabe o que está acontecendo… nem prefeito, nem empresa”.

A Prefeitura de Itatiba contrata o serviço de fornecimento de merenda da empresa PS Serviços e Alimentação. A última renovação, assinada em 20 de janeiro deste ano, estende o vínculo por mais 12 meses e a prefeitura pagará R$ 12,3 milhões.

Procurada, a Prefeitura de Itatiba respondeu que está apurando os fatos denunciados nas redes sociais e vai tomar todas as providências necessárias.

Problema se repete

Situação semelhante ocorreu em agosto de 2021, quando as escolas de Itatiba serviram bolachas de água e sal em vez de comida.

Os alimentos secos, entregues individualmente, continham o pacote de bolacha (de água e sal ou maisena), e uma caixinha de suco industrializado – prática que não é recomendada pelo Ministério da Educação, conforme noticiado pelo Rede Notíciaz na época.

LEIA TAMBÉM

Famílias denunciam fornecimento de alimentação seca nas escolas de Itatiba

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios