Deputada cobra o Itamaraty para resgatar os brasileiros que estão na Ucrânia
Entre eles, o jogador Júnior Moraes, que nasceu em Santos
Aproximadamente mais de 500 brasileiros vivem na Ucrânia e todos estão aflitos com os ataques da Rússia que já invadiu vários pontos do país. Diante do apleo deles e dos familiares, a deputada federal Rosana Valle (PSB) pediu que o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco de França, trate de buscar um método para garantir a saída deles para o Brasil.
Entre eles está o atacante Júnior de Moraes, de 34 anos, nascido em Santos, no litoral de São Paulo. O jogador é atacante do Shakhtar, e se naturalizou cidadão da Ucrânia em 2019. Por esta condição, ele teme ser convocado pelo exército ucraniano para lutar contra os soldados russos, o que colocaria sua vida imediatamente em risco.
“O Exército Russo está tomando toda Ucrânia, com enorme superioridade militar. Ou seja, o santista Junior correria imenso risco se chamado a lutar”, afirmou a deputada. Ela lembrou a dramática situação dos familiares, aqui no Brasil, dos brasileiros que estão na Ucrânia em meio à guerra.
No ofício ao Itamaraty, a deputada pede também que sejam passadas informações aos parentes no Brasil sobre a situação de todos os brasileiros que estão na Ucrânia. “A falta de informações aumenta o drama dos familiares, que temem pela segurança dos seus entes queridos”, afirmou.
LEIA TAMBÉM