
Com o verão em alta, muita gente vai às praias do litoral para ter aquele refresco e desfrutar do mar. Mas o mesmo mar pode ser perigoso e causar afogamentos. Em Guarujá, o número de ocorrências é o maior entre as cidades da região e o índices de salvamentos cresceu.
No último domingo (27) banhistas estavam em uma praia da cidade e sofreram com o afogamento. O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) foram acionados e junto com o helicóptero Águia, da Polícia Militar, as vítimas foram salvas com vida.
Nas imagens, é possível observar banhistas em áreas distantes da faixa de areia. Com o auxílio de uma rede presa à aeronave, eles são retirados da água e levados para terra firme.
Veja o vídeo:
Até o final de fevereiro deste ano, de acordo com o GBMar, foram 1.2100 salvamentos aquáticos. Desses, 49 salvamentos ocorreram nas praias do Guarujá.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar, participou de oito salvamentos na cidade. Destes, três foram na Praia das Pitangueiras, um na Praia da Enseada e um na Praia do Tombo. As autoridades registraram partes dos resgates em vídeo.
Segundo a corporação, as ocorrências de afogamento se devem ao fato do retorno das águas do mar pelo trecho de menor resistência. Por isso, é necessário que os banhistas respeitem as placas de perigo, as faixas zebradas e os apitos dos guarda-vidas. Ele pontua que, onde houver sinalização, não se deve entrar no mar.